Sistema ajuda a evitar que motorista durma ao volante

Por Redação | 06 de Setembro de 2013 às 15h00

Sono e volante definitivamente não combinam. Para tentar ajudar a minimizar os problemas causados por motoristas sonolentos, estudantes mexicanos desenvolveram um sistema especial para evitar que as pessoas durmam enquanto dirigem.

Os alunos do Instituto Politécnico Nacional (IPN) da Escola Superior de Cómputo (Escom), na Cidade do México, utilizaram a temperatura do carro, a frequência cardíaca, as piscadas e o movimento da cabeça do motorista para criar o chamado "Anti-Sleep".

O jornal El Universal explica que o sistema é portátil e, uma vez que é ativado no carro, o motorista precisa responder algumas perguntas para determinar suas condições. O sistema pergunta quantas horas o motorista dormiu nas últimas 24 horas, se ele ingeriu algum tipo de droga, entre outras coisas.

Após responder o questionário, o condutor do veículo coloca um dedal especial para monitorar sua frequência cardíaca. O equipamento também conta com uma webcam estrategicamente posicionada para capturar imagens do rosto da pessoa e registrar o número de piscadas e "pescadas" que ocorrem durante o trajeto.

Ao analisar todos os quesitos, o sistema pode emitir três tipos de alertas diferentes: o primeiro alarme em um display indica que está tudo bem com o motorista, o segundo indica cuidado e que esse pode ser um bom momento para fazer uma pausa na direção, já o terceiro aviso é sonoro e ajuda a despertar o motorista dorminhoco.

Os estudantes dizem que o sistema foi testado durante o dia e também à noite, em túneis, com motoristas usando boné e óculos escuros, e em todos os casos foi possível determinar a condição do condutor. Porém, o sistema todo ainda é apenas um conceito e não tem previsão de lançamento no mercado.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.