Faróis do futuro serão capazes de tornar a chuva invisível para os motoristas

Por Redação | 06 de Maio de 2013 às 11h15

A chuva costuma ser um dos principais inimigos dos motoristas que circulam pelas ruas das grandes cidades, fazendo com que, muitas vezes, a visibilidade seja comprometida. Uma nova tecnologia co-desenvolvida pela Intel, em parceria com pesquisadores da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, promete conceder aos faróis do futuro recursos para tornar a chuva invisível e evitar acidentes devido à péssima visibilidade nas vias.

Os pesquisadores planejam faróis para os veículos do futuro que não utilizem mais as lâmpadas convencionais, mas usem uma espécie de projetor. Com a nova tecnologia, uma câmera será instalada logo abaixo do projetor presente nos faróis, registrando sempre as gotas de água que atingem os feixes de luz dos faróis. As informações da câmera são enviadas a uma central de processamento que identifica os pingos de chuva e faz um cálculo próximo sobre em qual direção as gotas de chuva deverão atingir os faróis.

Depois de captadas todas as informações sobre o direcionamento da chuva, o projetor apaga os bits de sua projeção que atingiriam os pingos d'água. O resultado é uma luz que brilha forte na frente do carro no escuro e não destaca a chuva. A introdução de um projetor, de uma câmera e de uma unidade de processamento poderá tornar os faróis ainda mais caros do que os equipados com lâmpadas convencionais.

A Intel afirma que a tecnologia ainda precisa ser aprimorada e que nós não devemos ver o recurso empregado em carros novos pelo menos ao longo da próxima década. Confira abaixo um vídeo, em inglês, produzido pelo CNET sobre a tecnologia:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.