Prius: o famoso veículo híbrido da Toyota chega ao Brasil

Por Redação | 18 de Janeiro de 2013 às 06h05

Nesta quinta-feira (17) a Toyota anunciou a chegada do seu carro híbrido ao Brasil. Segundo a montadora, as vendas do Prius começaram ontem nas 139 concessionárias da marca japonesa no país. O preço? R$ 120.830. O carro já havia visitado o Brasil ano passado, quando apareceu no Salão do Automóvel em São Paulo.

O modelo é o carro híbrido mais vendido do mundo, algo em torno 3,5 milhões de unidades, e faz muito sucesso nos Estados Unidos, Europa e Japão. O Prius é um veículo "amigo da natureza" que funciona com dois motores, um elétrico e outro a combustão, mas ele não precisa ser carregado na tomada. A energia gerada pela desaceleração e acionamento do freio do veículo, em vez de ser dissipada em forma de calor, é aproveitada para alimentar o motor elétrico.

O motor a combustão 1.8 é movido a gasolina e possui 98 cv. Somado ao motor elétrico de 80cv, proporciona ao automóvel uma potência combinada de 138 cv. Segundo a Toyota, o carro pode realizar 25 km por litro de gasolina, o que o torna um carro extremamente eficiente.

Mas também existe a opção de zerar esse número, já que ele pode funcionar apenas com o propulsor elétrico, alimentado por baterias de íon lítio. Mas essa última opção fica para passeios mais tranquilos, já que, nesse caso, ele atinge apenas a velocidade de 50 km/h.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.