Primeiros táxis elétricos começam a circular no Rio de Janeiro

Por Redação | 06 de Março de 2013 às 15h10
photo_camera Info

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro recebeu nesta terça-feira (5) os dois primeiros modelos de táxis elétricos diretamente das mãos da fabricante Nissan. Os primeiros carros começarão a circular neste mês e deverão integrar uma frota de 15 veículos ecológicos até o final deste ano.

Os veículos do modelo Nissan Leaf serão baseados no Aeroporto Santos Dumont e suas baterias poderão ser recarregadas em dois postos localizados na Lagoa e na Barra da Tijuca em um tempo máximo de 30 minutos. O projeto ainda é experimental e Eduardo Paes, atual prefeito da cidade, afirmou que a ideia é criar subsídios para que taxistas adquiram o carro elétrico. Os táxis serão, neste primeiro momento, emprestados para dois taxistas filiados a uma cooperativa que atua no aeroporto por três anos.

O Nissan Leaf é o modelo mais vendido no mundo na sua categoria e é equipado com um motor elétrico produzido pela própria montadora com corrente alternada de 80kW de potência - equivalente a 109 cavalos - e é capaz de atingir velocidade máxima de 145 quilômetros por hora. Sua bateria tem autonomia para rodar até 160 quilômetros sem precisar de recarga.

Além da entrega dos táxis elétricos, a Nissan também anunciou um investimento de R$ 2,6 bilhões no Brasil para a construção de uma nova fábrica em Resende, na região sul do estado do Rio de Janeiro. A montadora acredita que, com o investimento, será capaz de gerar 4 mil novos empregos e produzir 200 mil carros no país.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.