Primeiro carro voador pode chegar em 2017

Por Redação | 16.03.2015 às 17:57

O filme De Volta Para o Futuro II tem sido lembrado ultimamente porque nele há uma projeção de como a sociedade imaginava 2015, uma realidade em que já existiriam carros voadores. Cá estamos e eles ainda não estão por aí, mas isso pode mudar em breve. A Aeromobil exibiu nesta semana, durante o festival South by Southwest (SXSW), em Austin, nos Estados Unidos, um dos mais promissores protótipos já mostrados até hoje.

De acordo com o TechRadar, a Aeromobil tem feito uma série de inovações no conceito de um veículo voador. Além de uma aeronave que pode utilizar gasolina regular, a companhia também prevê asas retráteis para o carro para permitir que o veículo funcione como um automóvel comum, nas estradas.

Há 20 anos em desenvolvimento, o último protótipo do Aeromobil, em sua versão 3.0, pode chegar a quase 200 km/h no céu e até 160 km/h em terra. O veículo é feito de aço revestido de carbono, com dois assentos. O principal objetivo continua o mesmo: descongestionar as vias e utilizar espaço disponível para diminuir o tempo das viagens. Esse transporte "porta-a-porta" também poderia ser agilizado com a diminuição das filas de controle de passaporte.

O carro voador é feito para viagens de curta distância, de 400 a 500 quilômetros, e deve estar no mercado em dois anos. A Aeromobil também está trabalhando em um modelo que pode fazer viagens autônomas, o que é particularmente interessante como serviço de "táxi" não tripulado.

Ainda não há previsão de custos, mas tudo indica que o carro terá um preço inicial bastante salgado. Veja abaixo um vídeo de apresentação do Aeromobil 3.0:

Fonte: http://www.techradar.com/news/car-tech/first-flying-car-to-hit-the-skies-in-2017-self-flying-model-to-follow-1288405