Primeiras estradas inteligentes serão inauguradas na Holanda em 2013

Por Redação | 06.11.2012 às 11:00

O desenvolvimento de tecnologias que tornam os veículos inteligentes já está em estágios avançados. E o governo da Holanda decidiu aplicar esses recursos em suas estradas, permitindo que, a partir de 2013, todos os motoristas tenham acesso a recursos como condições climáticas, informações do trânsito entre outros dados diretamente na pista.

A Smart Highway, como ficou conhecida a nova estrada, foi desenvolvida pelo Estúdio Roosegaarde & Heijmans e faturou o prêmio de "Melhor Conceito do Futuro" em um importante concurso anual de design holandês. Com base no projeto, as pistas receberão uma pintura especial que muda de cor quando iluminada pelas luzes do farol do veículo e podem informar sobre as condições do tempo e quando a pista está escorregadia.

Estrada inteligente Holanda

O traçado das pistas, como faixas e indicadores de velocidade, também usarão uma tinta especial para brilharem no escuro, garantindo ao motorista visibilidade até nos trechos de estrada com pouca iluminação. Além disso, as vias serão equipadas com sensores de aproximação, que acendem a iluminação da pista com a chegada do carro, economizando energia elétrica e garantindo mais segurança.

Estrada inteligente Holanda

Outro recurso interessante da pista é a capacidade de gerar energia limpa e renovável com o vento produzido a partir do movimento dos carros. A energia capturada será usada para manter a iluminação da pista.

Estrada inteligente Holanda

As estradas ainda contarão com uma pista exclusiva para carros movidos a energia elétrica. A faixa será responsável por realizar a recarga da bateria do veículo elétrico a partir da indução magnética, a mesma tecnologia usada para recarregar celulares apenas com a aproximação.

A empresa afirmou que já está conversando com governos de países como Estados Unidos, Reino Unido e Índia para a introdução do seu sistema nestes outros locais.