Pneus de bikes do futuro não deverão conter ar

Por Redação | 04.11.2012 às 15:28

Várias vezes os pneus sem ar foram propostos por muitas empresas para veículos, principalmente carros, em uma tentativa de modificar o bom e velho dilema do pneu cheio ou mais vazio. Agora, uma empresa está interessada em exibir uma sofisticada versão, novinha em folha, de um pneu dedicado para bicicletas.

Segundo o Gizmag, a empresa Britek Tire and Rubber está trabalhando nessa ideia há anos, tentando fazer o melhor modelo possível de pneu sem ar para carros, chamado Energy Return Wheel (em tradução livre, roda com retorno de energia).

Uma tira de borracha e uma parede lateral são esticadas sobre um arcabouço interno de hastes e amortecedores que permitem ao pneu perder menos energia em tipos irregulares do terreno, que levariam qualquer pneu de ar a uma forte compressão.

O pneu para bicicletas utiliza o mesmo conceito, mas possui uma forma menor, mais fina e mais leve, obviamente. Os aros são feitos de fibra de carbono, com a borracha bastante esticada por toda a extremidade lateral. Veja só:

Alguns ajustes podem ser feitos para deixar os pneus rodando mais duros ou macios, de acordo com cada tipo de terreno.

Já existem pneus sem ar por aí, que utilizam uma espuma para preencher o lugar onde o ar normalmente estaria, mas alguns imprevistos impediram a divulgação e adoção destas peças no dia a dia. Fatores como custo e durabilidade são consideráveis.