Pesquisadores desenvolvem revestimento autolimpante para carros

Por Redação | 25 de Julho de 2012 às 14h25

É muito desagradável andar por aí com o carango sujo e, depois de deixá-lo no estacionamento, encontrar o velho jargão no vidro traseiro: "Por favor, lave-me!".

Pesquisadores da Eindhoven University of Technology, na Holanda, estão desenvolvendo uma espécie de selante capaz de manter nano-cápsulas que imitam o modo com o qual a pele humana se restaura ao longo dos dias, em coberturas autolimpantes de pintura, deixando o automóvel com sua cor viva por muito mais tempo - e bem limpinho.

A equipe da Dr. Catarina Esteves, professora adjunta de Engenharia Química e Química na Eindhoven University of Technology, desenvolveu as nano-cápsulas com filamentos especiais, que são aplicados em todo o revestimento do produto. Em cada extremidade desses filamentos, existem grupos químicos funcionais necessários para a auto-reparação.

Quando a superfície da lataria é danificada por arranhões, atritos ou pelo próprio uso, os filamentos na camada subjacente se reorientam a fim de renovar a superfície danificada e restaurar sua função e acabamento. Assim, a propriedade de autolimpeza dura mais tempo e o carro permanece brilhante e vistoso.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.