Padaria testa drone para entrega de pães em São Carlos, SP

Por Redação | 05.05.2014 às 08:06 - atualizado em 05.05.2014 às 09:10

A franquia de padarias Pão to Go está testando uma nova forma de entregar seus produtos em São Carlos (SP): por meio de um drone, os pães franceses, bolos e outros produtos já começaram a ser entregues. Os fregueses precisarão desembolsar uma quantia de R$ 2 pelo frete. Ainda em fase de testes, o serviço não tem data para ser disponibilizado por falta de leis que regulamentem o uso de veículos não tripulados no Brasil.

A ideia teve como inspiração o novo serviço de entregas por drones da Amazon e da rede de pizzarias Domino's, nos EUA. De acordo com o empresário Tom Ricetti, foram realizados apenas três testes com a aeronave. "Pensei que seria uma facilidade imensa para pães, frios e bolos. O drone é o entregador do futuro", contou ao G1.

Foram investidos R$ 6 mil no drone, que conta com seis hélices e é capaz de carregar até 3,5 quilos. Uma caixa especial para transporte da mercadoria e uma pinça desenvolvida para soltá-la de uma altura entre 2,5 e 3 metros sem danificar o produto também fizeram parte do projeto do empresário. No entanto, ainda não é possível transportar e entregar líquidos, como leite e refrigerantes.

A ideia é que o drone voe a uma distância de apenas 1 Km da padaria, prestando serviços, inicialmente, a condomínios. Segundo o empresário, ainda há o receio de que alguém derrube ou pegue o aparelho – algo que ainda pode acontecer nos condomínios, mas o risco é definitivamente menor que em lugares abertos.