O transporte flutuante de Star Wars está bem próximo da realidade

Por Redação | 25.08.2012 às 14:30

Quem não se lembra daquelas motos flutuantes utilizadas pelos Stormtroopers no filme "O Retorno de Jedi", da saga Star Wars? Em um vídeo produzido pela empresa californiana Aerofex Corp., o dispositivo pode ser visto flutuando sobre o leito de um lago seco no deserto Mojave, realizando uma série de manobras.

A Aerofex levou bons anos aperfeiçoando sua "moto flutuante", e sua última versão pode flutuar a até 4,5 metros de altura, alcançando uma velocidade de quase 50Km/h.

O veículo é controlado pelo piloto que apoia de um lado a outro, como se fosse uma motocicleta comum, em um estilo que lembra bastante as motos flutuantes do filme.

Segundo o jornal britânico Telegraph, a empresa explica que o modelo de testes mais recente utiliza uma tecnologia que mantém a poeira e os detritos longe do piloto, o que no passado era um verdadeiro problema a ser resolvido.

A Aerofex planeja utilizar esta tecnologia para fabricar veículos aéreos não tripulados, que podem ser usados para patrulhar fronteiras, onde não existem estradas. Mas seria bastante interessante termos, em um futuro não muito distante, várias dessas motos flutuantes transitando pelas ruas, ou, quem sabe, por locais onde os carros não chegam devido à irregularidade do terreno ou da falta de estradas de acesso. Seria genial, não?