Novos carros inteligentes podem falar e já embarcam em testes nas ruas

Por Redação | 23.08.2012 às 12:05

De acordo com a CNET, o governo norte-americano está lançando um projeto no Michigan, onde 3.000 carros chamados "smart cars" começarão a circular e a conversar com seus motoristas. Os carros serão equipados com sistema Wi-Fi para que a tecnologia veículo-a-veículo auxilie os motoristas a dirigir de maneira melhor, evitando perigos e conhecendo as condições do trânsito nas ruas da cidade.

A pesquisa dos smart cars é parte de um projeto de 25 milhões de dólares (cerca de 50 milhões de reais), que vem sendo realizado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Todo o projeto envolve 3.000 carros, ônibus e caminhões equipados com gravadores de dados e tecnologia wireless, para serem testados em Ann Arbor, no estado do Michigan. O objetivo do projeto é transmitir informações aos motoristas sobre acidentes e condições perigosas de trânsito.

De acordo com o The New York Times, oito montadoras de veículos estão participando do estudo, incluindo General Motors, Mercedes-Benz, Ford, Toyota, Honda, Nissan, Volkswagen e Hyundai. Aproximadamente 2.800 voluntários já foram escalados para dirigir os smart cars, que registrarão a experiência de cada um deles ao volante.

A tecnologia veículo-a-veículo auxiliará os motoristas ao enviar e receber mensagens eletrônicas de dados e traduzi-las em avisos sobre condições possivelmente perigosas do tráfego, possibilitando, assim, evitar novos acidentes, atropelamentos, colisões e outros sinistros.