Novo serviço de navegação da Ford para aparelhos Android "conversa" com o carro

Por Redação | 20 de Setembro de 2012 às 08h20

Grandes montadoras estudam a implantação de assistentes de navegação cada vez mais eficientes nos carros do futuro, ajudando a diminuir congestionamentos e acidentes de trânsito. Porém, esses mecanismos ainda custarão muito para o bolso do consumidor. Mas a Ford acaba de lançar um aplicativo de navegação para os usuários de smartphones Android, tornando o seu serviço barato e acessível para todos os motoristas.

O aplicativo Scout, produzido pela TeleNav, foi anunciado nesta segunda-feira (17) para complementar a aplicação já existente para iPhone. De acordo com o GigaOm, o aplicativo para Android funciona da mesma forma que o para iPhone, com apenas uma diferença: se o usuário tiver um veículo equipado com o sistema Sync AppLink, o aplicativo irá se conectar automaticamente ao carro, transformando seu smartphone em um sistema de navegação de bordo.

App Scout Ford

Os usuários poderão ter acesso aos destinos pré-definidos em seus aparelhos móveis

A aplicação possui suporte para comandos de voz, ou seja, o usuário poderá acionar o sistema de navegação a qualquer hora enquanto estiver dirigindo, sem risco de cometer nenhuma infração de trânsito. Além disso, os usuários também poderão acessar os destinos pré-definidos no seu aparelho e a aplicação ainda utiliza o plano de dados do celular para localizar endereços e pontos de interesse do motorista.

Outra facilidade do Scout é que ele pode ser usado em qualquer marca de veículos e o sistema evita que a Ford tenha que investir em soluções de hardware para ter seu sistema aplicado em carros de passeio tanto de sua fabricação como da fabricação de terceiros.

Esta é a primeira vez que a Ford integra seu sistema de navegação smartphones, o que indica que a empresa planeja tornar o mecanismo mais acessível. O Scout já está disponível para download gratuito na iTunes App Store e no Google Play, mas os usuários que tiverem interesse em ativar o Car Connect em seu smartphone terão que pagar US$ 25 (cerca de R$ 50) por uma assinatura anual.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.