Nova tecnologia diminui a velocidade do carro automaticamente após batida

Por Redação | 27 de Julho de 2012 às 08h55

Pensando em diminuir o desastre que pode ser causado após um acidente de automóvel, a empresa alemã Continental, conhecida pela fabricação de pneus e tecnologia de controle de estabilidade, desenvolveu uma novidade chamada Post Crash Braking Technology (PCBT). Esse sistema diminui a velocidade do carro automaticamente após um impacto.

O que acontece é que muitas vezes os motoristas não conseguem acionar os freios depois de uma batida, afinal, ele pode estar desorientado ou até mesmo inconsciente. Isso faz com que o carro continue se movendo até parar em algum obstáculo ou até mesmo outro veículo.

Post Crash Braking

Segundo o Ubergizmo, quando os airbags do carro são acionados durante uma colisão, o PCBT entra em ação e automaticamente ativa os freios do veículo. Ele também utiliza os dados de controle de estabilidade para impedir que o carro derrape ou trave as rodas, no entanto, se o motorista pisa nos freios, logo o sistema irá passar o controle completo da situação e dos pedais para ele.

Atualmente a Continental está trabalhando em parceria com uma fabricante de veículos alemã para integrar o PCBT a um de seus carros, mas acredita-se que ele não chegará ao mercado tão cedo. Ainda faltam realizar testes em situações reais.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.