Nissan planeja lançar carros com sistema independente de direção em 2013

Por Redação | 18 de Outubro de 2012 às 15h55
photo_camera CNET

A Nissan anunciou recentemente os seus planos de lançar os primeiros modelos de carros com sistema de direção independente já no próximo ano. O sistema elimina a ligação mecânica entre o volante do automóvel e suas rodas, tornando a direção ainda mais leve e precisa com a tecnologia steer-by-wire.

O projeto da Nissan planeja substituir o rack convencional e a configuração dos pinhões, responsáveis por controlar o ângulo das rodas, por controles eletrônicos independentes. O sistema se assemelha ao mecanismo fly-by-wire, utilizado em aeronaves.

"Isso é capaz de transmitir as intenções do motorista para as rodas ainda mais rápido do que o sistema mecânico e aumenta a performance de condução de forma rápida e inteligente, comunicando aspectos da via ao motorista", afirmou a empresa em nota oficial. "Por exemplo, mesmo em uma superfície com sulcos pequenos, o condutor já não tem que segurar o volante com força e fazer ajustes detalhados, viajar pela via planeja torna-se ainda mais fácil".

Segundo a CNET, alguns modelos da linha de luxo Infiniti começarão a sair de fábrica com a nova tecnologia a partir do próximo ano. Com o sistema, os carros terão menos peças, exigirão menos manutenção e podem ser até mais leves, o que reduziria o consumo de combustível.

Além das unidades independentes de direção, um sistema de embreagem de backup será responsável por conectar o volante às rodas do veículo em caso de uma falha de energia. No entanto, a Nissan garante que o sistema e os novos modelos serão desenvolvidos para serem ainda mais seguros.

Os carros ainda serão equipados com câmeras no espelho retrovisor, responsáveis por monitorar a velocidade do veículo e o limite da estrada, assim como servir de assistente de direção para o motorista. As câmeras, por sua vez, também poderão ajudar o motorista a manter o carro na via em caso de ventos laterais ou de mudanças no asfalto. Tudo isso contribuiria para a redução da fadiga do condutor em longos trajetos.

A Nissan ainda anunciou o Sistema de Direção Autônomo em Emergência, que deverá ser lançado nos próximos anos, capaz de oferecer frenagem e direção automática quando a colisão se mostra iminente. O sistema funciona em conjunto com um radar, câmeras e scanners a laser para detectar a aproximação de perigo.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo da nova tecnologia da Nissan:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.