Montadoras fazem parceria para otimizar uso de energia com carros elétricos

Por Redação | 04 de Agosto de 2014 às 09h40

Oito das maiores montadoras de automóveis anunciaram uma aliança com objetivo de fazer veículos elétricos utilizarem a rede de energia de maneira mais inteligente para a carga de bateria.

De acordo com um comunicado divulgado pela Ford nesta sexta-feira (01), a aliança entre ela, a BMW, Chrysler, GM, Honda, Mercedes-Benz, Mitsubishi e Toyota deve criar uma plataforma de comunicação padronizada para a rede elétrica e os veículos.

Também estarão envolvidas no projeto 15 fornecedoras de eletricidade dos Estados Unidos. O estudo está sendo desenvolvido ainda em parceria com o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica dos Estados Unidos (EPRI).

Com isso, as operadoras de energia poderão enviar pedidos através da nuvem para que a recarga de energia de veículos seja temporariamente interrompida em momentos de alta demanda.

As fabricantes receberiam, então, o aviso e mandariam diretamente para os seus veículos, que suspenderiam a recarga, evitando períodos de sobrecarga da rede.

Participar da recarga inteligente não seria obrigatório para os motoristas, mas como contrapartida usuários que aderirem ao programa de gerenciamento poderiam pagar tarifas mais baratas de energia.

"É uma forma de recompensar financeiramente os donos de veículos elétricos pela disposição em ajudar no gerenciamento da rede elétrica", afirmou Mike Tinskey, diretor global adjunto de Infraestrutura de Eletrificação da Ford.

A sobrecarga da rede é uma das maiores preocupações em relação à adoção ampla de veículos elétricos, que podem causa blackouts em períodos de alta demanda de energia se forem todos conectados ao mesmo tempo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.