Mercedes vai acrescentar QR Code em seus carros para salvar vítimas de acidentes

Por Redação | 28 de Maio de 2013 às 11h15

A Mercedes-Benz está desenvolvendo um sistema que utiliza QR Codes para ajudar bombeiros e paramédicos a conseguirem informações críticas necessárias para salvar a vida de vítimas em caso de acidentes de carro. A imagem, fixada por meio de um adesivo, vai direcionar o usuário a uma página que mostra como o corte da lataria deve ser feito em cada tipo de veículo para libertar seus passageiros.

"[O adesivo] informa sobre a localização dos airbags, bateria, tanques, cabos elétricos, cilindros de alta pressão e outros componentes - no caso de modelos híbridos mostra a localização das baterias adicionais e dos cabos de alta tensão, também", explicou a empresa por meio de um comunicado à imprensa.

A Mercedes diz que um QR Code deve ficar colado na superfície interior da tampa do tanque de combustível e outro sobre o pilar que fica entre as portas laterais do outro lado do carro, uma vez que é raro danificar as duas áreas em um acidente. A empresa explica ainda que renunciou ao direito de patentear a inovação para que outras montadoras possam utilizar a tecnologia gratuitamente.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Com a novidade, equipes de resgate não precisam identificar o veículo para depois navegar através de páginas da web para conseguir as informações que precisa para alcançar as vítimas. Tudo isso deve diminuir o tempo do socorro e aumentar a chance dos envolvidos.

O QR Code deve começar a ser implantado em breve, pois o desenvolvimento já está em fase final. Atualmente, para todos os modelos de veículos lançados desde o início de produção em 1979, a Mercedes-Benz tem folhas de resgate em diferentes idiomas disponíveis para download.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.