'Loja do futuro': Fiat Live Store permite visita virtual a carro antes da compra

Por Rafael Romer | 17.09.2013 às 18:48 - atualizado em 17.09.2013 às 20:10

A montadora Fiat lança no próximo dia 1º de outubro sua nova plataforma de tours virtuais, a Fiat Live Store. A ferramenta permite que o consumidor faça um tour online, em tempo real e em vídeo, por dentro de cinco modelos diferentes da montadora, acompanhados por experts que responderão perguntas e apresentarão os carros e suas principais características.

Inicialmente, estarão disponíveis para serem visualizados os modelos Freemont, Fiat 500 Cabrio, Novo Punto, Novo Palio e Strada Adventure. O projeto foi coordenado pela agência Click Isobar, contou com mais de 60 funcionários envolvidos e levou um ano para ser completamente desenvolvido.

O usuário pode acessar a Live Store a partir de qualquer navegador, em desktop ou notebook. Basta fazer seu login através de um e-mail ou da sua conta no Facebook e digitar seu CEP – que lhe colocará em contato com a concessionária mais próxima. Você então poderá visualizar os cinco carros disponíveis na plataforma através de uma série de vídeos, que mostram as principais características de cada carro, ou aguardar o atendimento dos especialistas.

experts Fiat

Time de experts da Fiat (Foto: divulgação)

Serão cinco especialistas disponíveis a todo tempo, um para cada carro. Ao pedir o atendimento de um expert, você será colocado em uma fila de espera até que o usuário anterior da plataforma deixe a sessão. Enquanto não chega sua vez, você poderá acompanhar o atendimento dos outros internautas em vídeo e áudio, mas sem poder interagir. Na sua vez, além de acompanhar a apresentação em primeira pessoa (a câmera fica na cabeça do expert), será possível fazer perguntas e interagir com o profissional.

Para realizar o streaming do conteúdo, cada um dos experts utiliza um headset desenvolvido exclusivamente para o projeto, batizado de MyStream. Segundo Fabiano D’Agostinho, Vice-Presidente de Tecnologia e Projetos da Click Isobar, o desenvolvimento do equipamento foi uma das maiores dificuldades da implementação da Live Store, já que soluções prontas para esse tipo de streaming não estavam disponíveis no mercado.

O equipamento contém um câmera FulHD localizada ao lado da orelha, além de saídas de som, microfone e o dispositivo de streaming, que fica na cintura do expert. Ele também carregará um smartphone na mão conectado via Bluetooth ao headset, que estabelecerá a conversa em VoIP, além de mostrar informações ao especialista, como o nome do internauta, e permitir que ele envie informações extras diretamente para o desktop do usuário, como cores e acessórios. Ao finalizar o atendimento, é possível marcar um Test Drive na concessionária mais próxima. O serviço ficará disponível das 10h às 22h, de domingo a domingo.

Toda a transmissão de imagem é feita através de um streaming na nuvem e a qualidade de imagem depende da conexão do usuário. Durante nossos testes em tempo real com a plataforma, tivemos alguns problemas com o áudio e o expert não conseguia ouvir algumas de nossas perguntas através do streaming. Apesar disso, a qualidade de imagem e som da apresentação é boa e o especialista, treinado para lidar com qualquer tipo de imprevisto durante as chamadas e até com perguntas capciosas, mostra claramente e explica bem as principais características dos carros.

Segundo D’Agostinho, apesar dos testes extensivos, esse tipo de problema ainda pode acontecer devidos às múltiplas variáveis do processo, como a conexão do usuário, o Wi-Fi da fábrica e até os sistemas elétricos do local. O executivo também conta que, a princípio, os vídeos não serão transmitidos em HD devido ao custo da operação, mas o ambiente pode ser escalado caso haja demanda. "A gente vive em uma economia always beta, a evolução é contínua, sem dúvida a gente vai passar por evoluções na plataforma o tempo todo, mas ainda não temos um roadmap dizendo o que vai entrar nas próximas versões. Sem dúvida a evolução será contínua”, explica. A infra-estrutura física da Live Store fica localizada na própria fábrica da Fiat, em Betim, Minas Gerais, em um estúdio de mais de 600 m2.