'Loja do futuro': Fiat Live Store permite visita virtual a carro antes da compra

Por Rafael Romer | 17 de Setembro de 2013 às 18h48

A montadora Fiat lança no próximo dia 1º de outubro sua nova plataforma de tours virtuais, a Fiat Live Store. A ferramenta permite que o consumidor faça um tour online, em tempo real e em vídeo, por dentro de cinco modelos diferentes da montadora, acompanhados por experts que responderão perguntas e apresentarão os carros e suas principais características.

Inicialmente, estarão disponíveis para serem visualizados os modelos Freemont, Fiat 500 Cabrio, Novo Punto, Novo Palio e Strada Adventure. O projeto foi coordenado pela agência Click Isobar, contou com mais de 60 funcionários envolvidos e levou um ano para ser completamente desenvolvido.

O usuário pode acessar a Live Store a partir de qualquer navegador, em desktop ou notebook. Basta fazer seu login através de um e-mail ou da sua conta no Facebook e digitar seu CEP – que lhe colocará em contato com a concessionária mais próxima. Você então poderá visualizar os cinco carros disponíveis na plataforma através de uma série de vídeos, que mostram as principais características de cada carro, ou aguardar o atendimento dos especialistas.

experts Fiat

Time de experts da Fiat (Foto: divulgação)

Serão cinco especialistas disponíveis a todo tempo, um para cada carro. Ao pedir o atendimento de um expert, você será colocado em uma fila de espera até que o usuário anterior da plataforma deixe a sessão. Enquanto não chega sua vez, você poderá acompanhar o atendimento dos outros internautas em vídeo e áudio, mas sem poder interagir. Na sua vez, além de acompanhar a apresentação em primeira pessoa (a câmera fica na cabeça do expert), será possível fazer perguntas e interagir com o profissional.

Para realizar o streaming do conteúdo, cada um dos experts utiliza um headset desenvolvido exclusivamente para o projeto, batizado de MyStream. Segundo Fabiano D’Agostinho, Vice-Presidente de Tecnologia e Projetos da Click Isobar, o desenvolvimento do equipamento foi uma das maiores dificuldades da implementação da Live Store, já que soluções prontas para esse tipo de streaming não estavam disponíveis no mercado.

O equipamento contém um câmera FulHD localizada ao lado da orelha, além de saídas de som, microfone e o dispositivo de streaming, que fica na cintura do expert. Ele também carregará um smartphone na mão conectado via Bluetooth ao headset, que estabelecerá a conversa em VoIP, além de mostrar informações ao especialista, como o nome do internauta, e permitir que ele envie informações extras diretamente para o desktop do usuário, como cores e acessórios. Ao finalizar o atendimento, é possível marcar um Test Drive na concessionária mais próxima. O serviço ficará disponível das 10h às 22h, de domingo a domingo.

Toda a transmissão de imagem é feita através de um streaming na nuvem e a qualidade de imagem depende da conexão do usuário. Durante nossos testes em tempo real com a plataforma, tivemos alguns problemas com o áudio e o expert não conseguia ouvir algumas de nossas perguntas através do streaming. Apesar disso, a qualidade de imagem e som da apresentação é boa e o especialista, treinado para lidar com qualquer tipo de imprevisto durante as chamadas e até com perguntas capciosas, mostra claramente e explica bem as principais características dos carros.

Segundo D’Agostinho, apesar dos testes extensivos, esse tipo de problema ainda pode acontecer devidos às múltiplas variáveis do processo, como a conexão do usuário, o Wi-Fi da fábrica e até os sistemas elétricos do local. O executivo também conta que, a princípio, os vídeos não serão transmitidos em HD devido ao custo da operação, mas o ambiente pode ser escalado caso haja demanda. "A gente vive em uma economia always beta, a evolução é contínua, sem dúvida a gente vai passar por evoluções na plataforma o tempo todo, mas ainda não temos um roadmap dizendo o que vai entrar nas próximas versões. Sem dúvida a evolução será contínua”, explica. A infra-estrutura física da Live Store fica localizada na própria fábrica da Fiat, em Betim, Minas Gerais, em um estúdio de mais de 600 m2.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.