Japão está desenvolvendo um trem flutuante capaz de atingir 500 km/h

Por Redação | 27.11.2012 às 12:45

A Central Japan Railway Co. (JR Tokai) revelou recentemente um novo propótipo de trem flutuante para passageiros capaz de atingir velocidade máxima de 500 quilômetros por hora.

De acordo com o jornal The Asahi Shimbun, o Series Lo é um trem de levitação magnética, capaz de se mover flutuando sobre sua linha férrea com a ajuda de potentes ímãs. Ele irá rodar entre Tóquio e Nagoya e será o trem mais rápido do sistema ferroviário japonês.

Protótipos e projetos de meios de transporte por levitação magnética surgiram há mais de um século. A primeira patente dessa tecnologia foi apresentada em 1905 e, entre 1984 e 1995, um trem magnético operou na Grã-Bretanha com baixa velocidade - nada parecido com o projeto japonês.

Trens velozes Japão

Reprodução: Business Insider

Atualmente, existem duas linhas no mundo que operam com a tecnologia. Em 2004, a primeira linha começou a operar em Shangai, China, e em 2005, começou a rodar o sistema japonês Linimo, que atinge velocidade máxima de aproximadamente 96 quilômetros por hora, apenas 20% da velocidade que o Series Lo é capaz de atingir.

Os trens com sistema de levitação possuem inúmeras vantagens como, por exemplo, o fato de não terem rodas e não precisarem de atrito para rodar os torna mais silenciosos, mais rápidos e não são afetados por péssimas condições climáticas. A JR Tokai planeja construir um trem com capacidade para transportar mil passageiros até 2027 e expandir o seu sistema para Osaka até 2045.