Hyundai diz que carros autônomos serão realidade já em 2020

Por Redação | 02.04.2015 às 07:04

Sabe aqueles carros sem motorista que volta e meia aparecem em filmes de ficção-científica? Pois eles podem deixar de ser algo absurdamente futurista para se tornar realidade em apenas alguns anos. Ao menos é o que a Hyundai promete trazer para a tecnologia automotiva.

A montadora sul-coreana disse nesta semana que os primeiros veículo autônomos devem estar disponíveis já em 2020 e que ela já está trabalhando duro para que essa previsão se concretize.

É claro que esta não é a primeira vez que a empresa comenta sobre o assunto, tendo até mesmo já dado alguns passos no passado em direção aos automóveis inteligentes. O sedan de luxo Genesis, por exemplo, tem um sistema de frenagem automático que já permite que ele seja conduzido sem a presença de um motorista, mesmo de que maneira bem rudimentar e longe daquilo que sonhamos.

E, para ser a pioneira nesse segmento, a Hyundai precisará enfrentar alguns competidores fortes. Tanto a General Motors quanto a Mercedes já disseram estar trabalhando em algo nesse sentido, tendo inclusive feito parcerias com gigantes como Apple e Google para integrar seus sistemas aos carros do futuro. Contudo, até o momento, não vimos nenhum fruto nascer dessas uniões.

Por outro lado, alguns especialistas dizem que, apesar dos esforços das montadoras, ainda vai demorar um pouco para que o piloto automático deixa de ser apenas algo da ficção-científica para se tornar algo de nossas vidas. Tanto que eles duvidam até mesmo da previsão para 2020 — algo que faz bastante sentido, visto que faltam apenas cinco anos para isso.

E um dos maiores desafios para a liberação da tecnologia não é nem mesmo sua criação, mas todo o processo de regulamentação e legislação que precisa ser criado e adaptado.

Enquanto isso não ocorre, a gente segue assistindo a mais um episódio d'Os Jetsons.

Via: Business Insider