Google fecha parceria com a Kia Motors; novo app se integrará ao Sorento 2014

Por Redação | 02 de Janeiro de 2013 às 17h55

O Google pretende expandir seus serviços para a indústria automotiva. Nesta quarta-feira (02), a empresa anunciou uma parceria com a fabricante coreana de automóveis Kia Motors, para integrar seus mapas e serviços com o sistema de informação e entretenimento da Kia, o UVO.

Segundo informações do Engadget, o primeiro veículo a receber a tecnologia integrada será o Kia Sorento 2014. Os proprietários do veículo vão poder receber as instruções de navegação 'turn-by-turn' do Google, além de saber os locais e pontos de interesse próximos à localização atual do motorista. O novo Sorento estará à venda ainda no primeiro trimestre de 2013.

A Kia desenvolveu o UVO, seu próprio aplicativo de smartphone - que, ironicamente, só estava disponível para iPhone em seu lançamento. O UVO estará ligado ao sistema telemático do Sorento, mas o app para Android está previsto para ser lançado apenas no segundo trimestre deste ano.

O sistema UVO da Kia também oferece conectividade de telefone hands free, opções para conectar dispositivos USB, leitores de multimídia e uma série de funções de informação e entretenimento, que inclui assistência na estrada e serviços de manutenção.

O anúncio de hoje vem após um ano movimentado para a Nokia e para Apple no setor automotivo. No final de 2012, a Nokia, em parceria com a BMW, Mercedes, Volkswagen e Hyundai, lançou a sua plataforma de mapeamento Navteq para carros.

Apesar do sistema de mapeamento da Apple não ser bem aceito e sofrer com uma série de problemas desde seu lançamento, a empresa da maçã revelou parcerias com muitos fabricantes de carros para incluir as funcionalidades do assistente Siri em seus novos modelos; a General Motors (GM) se tornou a primeira empresa a integrá-lo em seus veículos.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.