Ford mostra conceito do novo Ford KA no Brasil

Por Pedro Cipoli | 14.11.2013 às 14:35
photo_camera Pedro Cipoli/Canaltech

Lembra do Ford KA, aquele carro ultra compacto que era o modelo mais básico da empresa? Bom, aparentemente ele ganhou uma bela remodelada, passando por uma transformação semelhante à que a Ford fez com a EcoSport, deixando inclusive de ser ultra compacto para se tornar apenas compacto.

Em um evento realizado na fábrica de Camaçari, Bahia, e contando com a presença do presidente do conselho da montadora William Clay Ford, bisneto de Henry Ford, o conceito do novo Ford KA foi mostrado à empresa, sendo totalmente projetado no Brasil por engenheiros brasileiros e o primeiro da linha que será lançado globalmente em 2014.

O Produto - Pedro Cipoli/Canaltech

O produto (Foto:Pedro Cipoli/Canaltech)

O novo KA foi desenhado completamente do zero e traz características de design utilizadas em modelos mais avançados, como EcoSport e Fusion, muita inspiração do novo Fiesta, além de ser maior e ter espaço para até 5 pessoas. Em nossa opinião, ele se parece também com o Gol da Volkswagen, mas trará vários componentes de série que achamos interessantes, como ar condicionado, freios ABS, air bags e o SYNC, sistema de conectividade encontrado nos modelos mais caros.

O Projeto (Design) - Pedro Cipoli/Canaltech

O projeto - design (Foto:Pedro Cipoli/Canaltech)

Com o novo KA, a Ford pretende manter a sua posição em mercados emergentes, em especial na América do Sul e na Ásia (responsável por 47% do mercado de compactos), e reforçar a sua presença. Segundo a própria Ford, o mercado de compactos, em que agora o KA irá se posicionar, irá corresponder a 6,2 milhões de veículos em 2017, já que a empresa estima que esse segmento crescerá cerca de 35% entre 2012 e 2017.

O Projeto (Engenharia) - Pedro Cipoli/Canaltech

O projeto - engenharia (Foto:Pedro Cipoli/Canaltech)

Em relação à concorrência, o KA concorrerá diretamente com o Gol (Volkswagen), Palio (Fiat), Onix (General Motors) e HB20 modelo básico (Hyundai). Ainda não há uma data precisa de lançamento ou um preço definido, mas acreditamos que, pelo que vimos, ele irá custar algo próximo de R$ 32.000. Na verdade, ainda não há nem um protótipo, já que o que vimos é um modelo criado em fibra de vidro. Ficou tão real que até nos enganou por um momento (quer dizer, até olharmos o interior oco).

* O jornalista viajou a Camaçari (BA) a convite da Ford