Ford lança sistema inteligente de limitação de velocidade

Por Redação | 25.03.2015 às 13:10

A Ford apresentou nesta terça-feira (24) um limitador de velocidade inteligente que consegue reconhecer por meio das placas qual a velocidade máxima permitida em uma rodovia. O anuncio feito pela Ford Europa foi disponibilizado no blog da marca e também apresentado em um vídeo da companhia.

A nova tecnologia estará disponível no modelo S-MAX vendido no continente europeu. Segundo a montadora, futuramente outros veículos da marca também receberão o limitador de velocidade inteligente. Focus, Mondeo e Kuga, todos comercializados na Europa, já possuem um sistema de reconhecimento de placas de trânsito e limitador de velocidade, mas o recurso é ajustável e as duas tecnologias não interagem entre elas.

O sistema anunciado pela montadora é equipado com uma câmera na parte dianteira que faz a leitura das sinalizações. Com alta adaptatividade, o limitador inteligente faz uma reprogramação automática da velocidade do veículo. Por exemplo, quando o limite de velocidade mostrado na sinalização é inferior à velocidade corrente, a redução necessária é feita automaticamente pelo sistema. Em caso contrário, o limitador sugere um aumento de velocidade, que nesta circunstância deve ser feita pelo próprio motorista. A faixa de atuação do limitador vai de 30 a 200 km/h.

A Ford informou que o limitador inteligente realiza uma desaceleração suave devido sua atuação ser no motor, em vez de utilizar os freios. Além disso, o mecanismo foi programado para interagir com o sistema de navegação que auxilia na precisão do limite de velocidade em cada via.

De acordo com o supervisor de Segurança Ativa da Ford Europa, Stefan Kappes, muitas vezes os motoristas nem percebem que estão em velocidade acima da permitida, fazendo assim uma relação com a importância do novo sistema. "Os motoristas nem sempre percebem que estão acima do limite de velocidade e, muitas vezes, só descobrem que estavam indo rápido demais depois de receber uma multa pelo correio", argumentou.

Fonte: Ford

Fonte: http://www.cnet.com/news/ford-launches-car-that-prevents-you-from-speeding/#ftag=CAD590a51e