Ford desenvolve sistema de reconhecimento facial para automóveis

Por Redação | 29.06.2014 às 13:14

Em um passado não muito distante, não imaginávamos que a tecnologia seria tão utilizada em automóveis como estamos vendo nos dias de hoje. Câmeras traseiras incorporadas nos carros, sensores de estacionamento e sistema mecânico com diversos recursos eletrônicos são alguns exemplos. No entanto, os carros deverão ganhar mais um recurso tecnológico.

Uma das maiores montadoras do mundo, a americana Ford, anunciou que está trabalhando em parceria com a Intel em um sistema que permitirá ao usuário controlar de forma remota o interior de seus veículos. A empresa também enfatizou que incorporará reconhecimento facial para autorizar a utilização do carro.

O sistema, denominado Mobile Interior Imaging (Mobii), tem como função permitir a visualização do interior do veículo através de celulares. Isto será possível com a instalação de diversas câmeras no ambiente. Também será possível captar os gestos dos ocupantes para ativar funções.

O projeto foi apresentado nas proximidades de Detroit, EUA, durante a conferência Trend, promovida pela Ford. O diretor executivo da fabricante, Dan Butler, disse que o projeto Mobii é um passo importante para que a Ford possa "personalizar a experiência" de seus clientes. Segundo ele, o sistema de reconhecimento facial permitirá analisar se a pessoa à frente do volante é ou não o motorista habitual. O proprietário também receberá uma mensagem em seu celular sobre a pessoa que utilizará seu veículo. O mesmo decidirá, pelo celular, se permite ou impede que a pessoa presente no automóvel o utilize.

As câmeras no interior do carro ajudam o dono a comprovar se esqueceu algum objeto no automóvel. Tais câmeras também permitem que o veículo saiba quantas pessoas estão no automóvel. Neste caso, o sistema Mobii ativa um modo de privacidade para não exibir informações como calendário ou contatos nas telas do carro.

Paul Mascarenas, diretor técnico da Ford, informou que "a imagem no interior é uma pesquisa no momento, e que as lições aprendidas ajudarão nos ajustes da experiência dos clientes no longo prazo". Mascarenas ainda acrescenta que "o objetivo da montadora com o Mobii é explorar a maneira com que os motoristas interagem com a tecnologia no automóvel, ajudando a empresa a tornar essa interação mais intuitiva e previsível."

Butler disse que a Ford preza pelo respeito à privacidade de seus clientes, negando "rumores que existem" sobre a captura e controle de informações de seus veículos. "Valorizamos totalmente a privacidade de nossos clientes. A informação sobre os clientes é dos proprietários. E a única vez que a informação é transmitida é a pedido dos donos dos automóveis", acrescentou.

A empresa também anunciou esta semana que o novo Edge 2015 terá uma nova tecnologia que consiste na instalação de uma câmera frontal para ajudar o motorista em situações de pouca visibilidade.