Ford começa a testar sistema de comunicação entre veículos na Alemanha

Por Fernanda Morales | 09.08.2012 às 14:15

Nesta semana, a Ford iniciou os testes de sua tecnologia de comunicação entre veículos nas ruas de Frankfurt, Alemanha. O projeto, que deve se estender ao longo dos próximos quatro anos, quer entender melhor o funcionamento do sistema e ajudar a melhorar as condições do trânsito nas grandes cidades.

A montadora cedeu 20 modelos S-MAX equipados com a tecnologia Safe Intelligent Mobility, que testará mais de 20 tecnologias de assistência ao motorista.

"A comunicação entre veículos, e entre os veículos e a infraestrutura viária, representa o próximo grande avanço em termos de segurança veicular", afirmou Paul Mascarenas, vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford. "A Ford quer ampliar os testes dessa tecnologia em todo o mundo visando a sua potencial implementação no futuro".

Entre as tecnologias testadas pelo projeto estão o sistema de luz de freio eletrônica, que faz com que o veículo da frente transmita uma mensagem para o carro de trás assim que acionar o freio, garantindo maior tempo de reação do motorista do veículo de trás. O alerta de obstáculos, por sua vez, permite que um veículo informe os demais sobre riscos na pista como curvas e buracos.

Os carros do futuro também serão equipados com o assistente de sinais de trânsito, que avisa ao motorista a velocidade permitida na via, restrições e desvios. O sistema de gerenciamento do trânsito apresenta informações para os usuários sobre as condições do trânsito e seu impacto no tempo de viagem, além do acesso à internet.

Especialistas acreditam que os veículos equipados com essas tecnologias irão tornar o trânsito e as estradas mais seguras e, também, evitar congestionamentos.

Teste Ford

A tecnologia visa tornar as estradas mais seguras e diminuir os congestionamentos