Ford apresenta conceito de carro mais leve para o futuro

Por Redação | 05.06.2014 às 09:01
photo_camera Divulgação

A Ford apresentou um novo conceito de carros mais leves para o futuro. O “Lightweight Concept” é um veículo de pesquisa que busca soluções para algumas questões consideradas como fundamentais para a empresa, como a diminuição do peso e melhoria do desempenho dos veículos, o que também resultaria em economia de combustível e redução da emissão de poluentes pelos automóveis.

Na prática, o conceito deve influenciar diretamente no peso dos veículos. Sedãs grandes como o Fusion, por exemplo, sofreriam redução de até 25% do peso, igualando-se ao atual New Fiesta. A companhia já está buscando aplicar essas mudanças no projeto da nova F-150 2015, que ficará 318 kg mais leve. A redução do peso é devido ao uso de aço de alta resistência e alumínio, que também proporcionará o aumento da capacidade de carga, desempenho e economia de combustível.

O Lightweight Concept apresenta avanços e, segundo a Ford, usa tecnologias que são aplicáveis em larga escala, contemplando todas as linhas de produtos da empresa. O desenvolvimento do veículo faz parte do plano da Ford “Blueprint for Sustainability”, que coloca a sustentabilidade como um plano de longo prazo, com metas principalmente na economia de combustível e redução de emissões, onde a redução de peso é um fator fundamental para atingir as demais metas.

Ford Lightweight Concept

Entre as alternativas para a redução do peso dos veículos está o uso de materiais como o alumínio e vidro quimicamente temperado. No caso do Lightweight Concept, são utilizados alumínio, aço de ultra resistência, magnésio e fibra de carbono. Também há mudanças em diferentes componentes do veículo como motor, chassi, carroceria, bateria e até itens internos, como os bancos.

O desenvolvimento do Ford Lightweight Concept contou com auxilio tecnológico do Departamento de Energia dos EUA e a Cosma International.