Ford anuncia Novo KA no Brasil

Por Pedro Cipoli | 11 de Agosto de 2014 às 11h35
photo_camera Pedro Cipoli/Canatech

A Ford Brasil convidou o Canaltech para o lançamento oficial do novo Ford KA e KA+ (versão sedã), em um evento que ocorreu em Trancoso, Bahia (um lugar para lá de paradisíaco, diga-se de passagem). Ambos são projetados e fabricados no Brasil, na unidade de Camaçari, Bahia, com preços que variam de R$ 35.390 (versão Hatch SE com motor 1.0) até R$ 47.490 (versão Sedã SEL com motor Sigma 1.5).

Fizemos um test drive no modelo, que deixa a categoria de subcompactos para pertencer agora à de compactos, em um trecho de estrada de aproximadamente 120 km. Ele se comportou bem na maior parte da estrada, mas as limitações do motor 1.0 de 85 cv (gasolina) nos obrigaram a reduzir para terceira marcha, ou mesmo segunda (só há versões com câmbio manual), em praticamente qualquer inclinação.

Novo Ford KA

Em compensação, o desempenho dele na cidade é muito bom, com retomadas rápidas e freios com ABS. Ao realizarmos algumas curvas mais fechadas o sistema de controle de estabilidade entrou em ação, e depois de um tempo acabamos confiando mais no sistema, mesmo se tratando do modelo mais básico da linha, que aposenta o Ford Ka antigo e o Fiesta RoCam.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O interior do novo Ka, assim como a sua parte frontal, lembra muito um New Fiesta mais simples, com uma versão mais antiga do painel e linhas mais simples. Temos algumas tecnologias bacanas como My Connection Gen. 3, que traz rádio AM/FM, conexão Bluetooth e uma entrada USB para tocar músicas no formato MP3.

Novo Ford KA

Ele nos pareceu uma versão mais simples do SYNC, presente somente a partir do Ford KA SE PLUS (R$ 37.390) e no Ford Focus que testamos aqui há algum tempo. A novidade fica por conta do AppLink, um sistema que adapta determinados aplicativos às funções do carro, podendo ser acessados diretamente do painel do KA e que futuramente será implementado nos modelos mais caros, como o Ford Fusion.

Um ponto que achamos especialmente útil foi o My Ford Dock, que é basicamente uma gaveta onde é possível encaixar o smartphone para usar como GPS (Google Maps, Waze, assim por diante), que pode ser carregado durante o uso com uma entrada USB de energia. O motivo? Muitas pessoas utilizam o smartphone para calcular rotas, e um sistema desses elimina a necessidade de utilizar um suporte no pára-brisas ou deixar o celular solto pelo carro.

Novo Ford KA

A partir da versão SEL (R$ 39.990), o novo KA oferece uma boa quantidade de tecnologias úteis. Entre elas temos o assistente de partida de rampas (HLA), o controle de estabilidade que já mencionamos (ESC) e o sistema de tração (TCS), assim como computador de bordo e ajuste de altura para o banco do motorista.

A Ford se comprometeu a nos enviar um modelo para review nos próximos meses, e testaremos cada tecnologia no carro mais básico da empresa. Aproveitaremos para fazer uma comparação da parte tecnológica com o Ford EcoSport e Ford KA, modelos que já testamos aqui no Canaltech. Fiquem ligados!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.