Ford anuncia Novo KA no Brasil

Por Pedro Cipoli | 11 de Agosto de 2014 às 11h35
photo_camera Pedro Cipoli/Canatech

A Ford Brasil convidou o Canaltech para o lançamento oficial do novo Ford KA e KA+ (versão sedã), em um evento que ocorreu em Trancoso, Bahia (um lugar para lá de paradisíaco, diga-se de passagem). Ambos são projetados e fabricados no Brasil, na unidade de Camaçari, Bahia, com preços que variam de R$ 35.390 (versão Hatch SE com motor 1.0) até R$ 47.490 (versão Sedã SEL com motor Sigma 1.5).

Fizemos um test drive no modelo, que deixa a categoria de subcompactos para pertencer agora à de compactos, em um trecho de estrada de aproximadamente 120 km. Ele se comportou bem na maior parte da estrada, mas as limitações do motor 1.0 de 85 cv (gasolina) nos obrigaram a reduzir para terceira marcha, ou mesmo segunda (só há versões com câmbio manual), em praticamente qualquer inclinação.

Novo Ford KA

Em compensação, o desempenho dele na cidade é muito bom, com retomadas rápidas e freios com ABS. Ao realizarmos algumas curvas mais fechadas o sistema de controle de estabilidade entrou em ação, e depois de um tempo acabamos confiando mais no sistema, mesmo se tratando do modelo mais básico da linha, que aposenta o Ford Ka antigo e o Fiesta RoCam.

O interior do novo Ka, assim como a sua parte frontal, lembra muito um New Fiesta mais simples, com uma versão mais antiga do painel e linhas mais simples. Temos algumas tecnologias bacanas como My Connection Gen. 3, que traz rádio AM/FM, conexão Bluetooth e uma entrada USB para tocar músicas no formato MP3.

Novo Ford KA

Ele nos pareceu uma versão mais simples do SYNC, presente somente a partir do Ford KA SE PLUS (R$ 37.390) e no Ford Focus que testamos aqui há algum tempo. A novidade fica por conta do AppLink, um sistema que adapta determinados aplicativos às funções do carro, podendo ser acessados diretamente do painel do KA e que futuramente será implementado nos modelos mais caros, como o Ford Fusion.

Um ponto que achamos especialmente útil foi o My Ford Dock, que é basicamente uma gaveta onde é possível encaixar o smartphone para usar como GPS (Google Maps, Waze, assim por diante), que pode ser carregado durante o uso com uma entrada USB de energia. O motivo? Muitas pessoas utilizam o smartphone para calcular rotas, e um sistema desses elimina a necessidade de utilizar um suporte no pára-brisas ou deixar o celular solto pelo carro.

Novo Ford KA

A partir da versão SEL (R$ 39.990), o novo KA oferece uma boa quantidade de tecnologias úteis. Entre elas temos o assistente de partida de rampas (HLA), o controle de estabilidade que já mencionamos (ESC) e o sistema de tração (TCS), assim como computador de bordo e ajuste de altura para o banco do motorista.

A Ford se comprometeu a nos enviar um modelo para review nos próximos meses, e testaremos cada tecnologia no carro mais básico da empresa. Aproveitaremos para fazer uma comparação da parte tecnológica com o Ford EcoSport e Ford KA, modelos que já testamos aqui no Canaltech. Fiquem ligados!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.