Drones poderão oferecer visão 360º e imagens 3D em breve

Por Redação | 06 de Abril de 2015 às 08h45

Quando os drones estão no ar com uma câmera, o piloto só consegue ver as filmagens feitas pela câmera acoplada no veículo - o que basicamente significa dizer que ele só consegue ver uma única direção. Contudo, a fabricante francesa de drones Sysveo quer mudar isso e anunciou que está desenvolvendo um software único, que vai oferecer aos pilotos visão de realidade aumentada, com imagens em 3D.

A novidade é ideal para construtoras, que poderão utilizar os veículos aéreos não tripulados, por exemplo, para sobrevoar um local e verificar se ele está pronto para receber o projeto e até mesmo a possibilidade de incluir no vídeo um modelo realista da construção, exatamente da forma que ela vai ficar.

O projeto da Sysveo ainda está no começo, faltando ainda cerca de um ano para ser finalizado, Clement Alaguillaume, que é CEO da companhia, afirma ter certeza que o setor de construção vai se sentir atraído pela ideia. "Arquitetos podem facilmente usar isso para criar uma simulação em tempo real da construção que foi projetada e vê-la no chão. E eles podem tomar decisões em tempo real sem precisar voltar para os seus escritórios, como fazer quantas simulações quiserem", disse em entrevista.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Sysveo já recebeu investimento da Agência Espacial Europeia e criou o projeto baseado em uma patente adquirida em 2013, que prevê a "transmissão interativa de imagens de um robô que se move em um espaço pré-determinado". Com base nessa ideia, a empresa vai criar o software que explora locais conhecidos e ainda cria uma "biblioteca gráfica" na qual o usuário pode subir imagens para que o drone as sobreponha no local desejado.

O programa deverá ser lançado como uma ferramenta de código aberto, para que desenvolvedores consigam modificá-lo de acordo com cada veículo. Alaguillaume comenta que ele poderá ser usado não só em drones profissionais, como nos mais simples.

Fonte: Motherboard

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.