Coreia do Sul inaugura primeira estrada eletrificada capaz de alimentar veículos

Por Redação | 08 de Agosto de 2013 às 12h45
photo_camera Extreme Tech

A Coreia do Sul acaba de lançar a primeira estrada do mundo capaz de alimentar carros elétricos. A rede consiste em estradas que possuem cabos elétricos enterrados abaixo do asfalto e que são capazes de transferir carga elétrica para os veículos sem fios, utilizando apenas a ressonância magnética.

Os veículos desenvolvidos para rodarem na estrada high-tech utilizam baterias menores para armazenar a energia, o que garante uma redução significativa em seu peso total e, portanto, em seu consumo de energia. Outro fator positivo com relação à estrada eletrificada é que os usuários nunca precisarão parar seus carros para conectá-los a uma fonte e recarregar suas baterias.

A rede é composta por 24 quilômetros de estrada na cidade de Gumi e, por enquanto, apenas dois ônibus elétricos estão disponíveis para circular pelo novo sistema. Os detalhes sobre o sistema não foram divulgados, mas o pessoal do site ExtremeTech informa que a energia é distribuída para os veículos através de cabos de 30 centímetros de diâmetro localizados abaixo do piso.

A energia, por sua vez, é transmitida através do Shaped Magnetic Field in Ressonance (SMFIR), sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Ciência Avançada da Coreia do Sul, que essencialmente transmite 100 quilowatts de energia por meio dos cabos com frequências específicas, criando um campo eletromagnético de 20KHz. A parte de baixo do veículo é equipada com uma bobina que está sintonizada na mesma frequência dos cabos e produz energia elétrica através de ressonância magnética.

Estrada elétrica Coreia do Sul

Reprodução: ExtremeTech

O sistema possui 85% de eficiência de transmissão elétrica. Os veículos recebem cerca de 100 quilowatts de energia através do SMFIR e, devido ao tamanho reduzido de sua bateria, apenas entre 5% e 15% da estrada precisa estar eletrificada.

O governo sul-coreano tem planos de introduzir mais dez ônibus elétricos na rede até 2015 e é bastante provável que outros tipos de veículos possam ser desenvolvidos para serem usados nas estradas elétricas, bem como a expansão do sistema no país.

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