Chinês decide construir, por conta própria, estações de carregamento para carros

Por Redação | 20.07.2014 às 18:08

A fabricante de carros elétricos Tesla está deixando alguns clientes irritados na China com a demora na implementação de estações de carregamento no país. Mesmo após recentes lançamentos de estações em Pequim e Xangai, ainda há dezenas de estações para serem construídas no país.

Com a demora, o proprietário de um veículo Tesla, chamado When Zong, resolveu construir ele mesmo as estações de carregamento para os carros da marca, segundo o site CNET. O empresário pretende implantar várias estações de carregamento entre a capital Pequim e a cidade onde mora, Guangzhou.

A distância entre as duas cidades é de 5.750 quilômetros, passando por 16 diferentes cidades. Ao longo deste trecho, Zong afirmou que pretende instalar 20 estações de carregamento com 100 a 400 quilômetros de distância uma da outra.

Segundo as informações, a Tesla não apenas está consciente do que está ocorrendo, como pretende ajudar o empresário em sua empreitada pessoal. A empresa está vendendo os 20 carregadores necessários para Zong, que está em contato com o chefe de operações da Tesla na China, Wu Bixuan.

Apenas estações de carregamento em propriedade privada podem ser instaladas sem a autorização do governo chinês. Ainda não se sabe exatamente onde essas estações serão instaladas, mas, segundo Zong, hotéis são boas opções, pois dessa forma evita que sejam necessárias intervenções de administradores de imóveis, empresas de energia e governo chinês, sendo tudo realizado por conta própria.

Zong está doando as estações, mas os administradores desses pontos de carregamento podem cobrar dos proprietários dos carros a carga do veículo. Nesse sistema, uma única carga pode demorar até sete horas para ser realizada com um custo de 30 yuan, o equivalente a US$ 4,80.