Carros novos deverão sair de fábrica com sistema de rastreamento instalado

Por Redação | 16.07.2012 às 14:55 - atualizado em 16.07.2012 às 16:43

Na última semana, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu as novas regras sobre a instalação de sistemas de rastreamento e segurança nos carros novos em todo o território nacional a partir de janeiro de 2013.

De acordo com as novas regras, 20% de toda a frota nova de carros e caminhões do país sairão de fábrica com sistema de bloqueio e rastreamento instalados a partir do começo do ano que vem. E até agosto, o Contran prevê que 100% dos novos veículos terão o sistema instalado.

Carros trânsito

O Contran estima que até agosto de 2013, 100% da frota de carros novos terá os sistemas instalados (Foto: Reprodução/ShockMotors)

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o projeto sofreu muitos trâmites e sua votação foi adiada mais de cinco vezes devido aos percalços na definição da tecnologia que será utilizada para fazer a comunicação entre o veículo e a central. A ideia do projeto surgiu como uma tentativa de diminuir o número de furtos e roubos de carros nas grandes cidades.

Os aparelhos serão instalados nos veículos, mas cabe ao motorista decidir qual empresa privada irá fazer o monitoramento do seu bem. O mais interessante é que o sistema de bloqueio será totalmente funcional, podendo ser acionado diretamente pelo usuário.

Os fabricantes dos aparelhos de rastreamento, por sua vez, deverão homologar seus sistemas diretamente no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Ainda não se sabe se a nova medida irá impactar no valor dos veículos zero quilômetro.