Carros autônomos do Google podem incluir airbags do lado de fora

Por Redação | 25.03.2015 às 12:21
photo_camera Reprodução

Airbags normalmente são utilizados do lado de dentro para proteger os motoristas e passageiros de impactos provocados por um acidente de trânsito. Com certeza, este é um recurso bastante útil para a segurança nos automóveis atuais. Mas o que dizer de airbags do lado de fora? Parece um pouco curioso, não?

O Google patenteou a ideia de carros autônomos com um sistema de para-choques infláveis que reagiriam em caso de acidente. Diversos sensores espalhados pelo carro iriam detectar quando uma colisão é iminente e, então, os airbags iriam inflar com a esperança de reduzir os danos causados a uma possível vítima. Sendo assim, os airbags que conhecemos, instalados no interior dos automóveis, podem não ser ideais para serem utilizados externamente. Pensando nisso, o Google utilizará um material especial, o visco-elástico.

Este material se adapta instantaneamente ao formato do corpo e volta ao formato original em segundos, assim que a pressão é removida. O visto-elástico é capaz de distribuir uniformemente a pressão sobre toda a área, proporcionando um impacto menor em caso de colisão. A NASA é a criadora da espuma visco-elástica muito utilizada na indústria de travesseiros e colchões.

A ideia de airbags do lado externo dos veículos não é algo novo. A montadora Volvo também está estudando a ideia, como você pode ver no vídeo abaixo:

O Google parece estar se certificando que seus veículos autônomos sejam equipados com diversas características de segurança, uma vez que não haverá o bom senso de um motorista guiando o veiculo.

Via Engadget

Fonte: http://www.engadget.com/2015/03/25/google-driverless-car-airbags-on-the-outside/?ncid=rss_truncated