Carro voador é apresentado em Viena

Por Redação | 30 de Outubro de 2014 às 13h25
photo_camera www.aeromobil.com

Não faz muito tempo, vimos a notícia de que estão desenvolvendo o hoverboard, skate voador que Marty MacFly usa no filme De Volta para o Futuro. Hoje, mais uma barreira entre a ficção e o real foi quebrada com a apresentação do carro voador em um festival de tecnologia da Europa, o Pioneers Festival, realizado em Viena, na Áustria, nesta quarta-feira (29).

Criado pela empresa eslovaca AeroMobil, o AeroMobil 3.0, como é chamado o carro com asas, está em desenvolvimento há cerca de 25 anos e seus criadores têm uma ideia muito clara do que pretendem com sua invenção. “Acreditamos que o transporte pessoal está prestes a mudar para sempre”, disse o CEO da empresa, Juraj Vaculík.

O veículo tem uma cabine com lugar para duas pessoas e, logo em seguida em sua estrutura, duas asas retráteis. Feito em fibra de carbono, ele é muito leve e com o potencial de atingir 160 km/h, em terra, e 200 km/h voando. Quando em formato de carro, tem 2,24 metros de largura com 6 metros de comprimento. Já com as asas abertas, atinge mais de 8 metros de largura.

Para decolar, precisa de 200 metros de pista e apenas 50 metros para aterrissagem. O automóvel utiliza gasolina comum, podendo voar 692 km de distância com o tanque cheio, o que corresponderia a uma viagem do Rio de Janeiro até Curitiba. Além disso, pode ser estacionado em vagas comuns, tem piloto automático e um sistema de paraquedas.

Carro voador AeroMobil

Essa não é a primeira versão apresentada do projeto. Segundo o site da AeroMobil, desde 1990 a empresa vem mostrando os protótipos, começando com o AeroMobil 1.0 até o atual 3.0. Depois de tanto tempo projetando, os engenheiros Stefan Klein e Juraj Vaculik estão confiantes que esta pode ser uma alternativa para as viagens regulares de pequenas distâncias, e que ajudaria países em que as estradas não são muito boas. Essa confiança foi provada no teste de voo inaugural realizado em Viena. O veículo também está em fase de homologação pela agência de regulação aérea da Eslováquia, segundo a empresa. Apesar disso, não há data de lançamento no mercado, nem seu valor foi divulgado.

Modelo AeroMobil

Ainda que seja uma tecnologia nova, o AeroMobil 3.0 não é o primeiro carro voador do mundo. A empresa americana Terrafugia está se preparando para lançar um carro com asas que já foi autorizado pelas autoridades americanas a circular pelo país e deve ter o valor de US$ 300 mil (aproximadamente R$730.000,00).

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!