Carro que dirige sozinho começa sua viagem para cruzar os Estados Unidos

Por Redação | 23 de Março de 2015 às 13h07

A Delphi, uma das maiores empresas de autopeças e produtos eletrônicos do mundo, também está dando seus passos no mercado de carros autônomos. No último domingo (22), a companhia colocou o seu Audi SQ5 modificado para rodar em uma viagem que partiu da ponte Golden Gate, em São Francisco, em direção a Nova York. Com uma distância equivalente a cerca de 5630 km, essa será a primeira vez que um carro sem motorista atravessa os Estados Unidos de costa a costa.

Delphi Drive

Delphi Drive (Imagem: Divulgação)

O veículo fez sua estreia na CES 2015 e agora irá mapear o percurso e coletar dados durante a viagem. Para isso, a Delphi equipou o carro com quatro radares de curto alcance, três câmeras, seis LIDARs (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), um sistema de localização, software com algoritmos inteligentes, e um conjunto completo de sistemas de assistência avançada ao motorista.

A viagem vai ajudar a empresa a testar o carro autônomo em diferentes condições de estrada e padrões climáticos, algo muito difícil de ser feito em um ambiente de testes de laboratório. Por enquanto, o teste da Delphi é mais para pesquisa, o que dificulta uma previsão da chegada dos sistemas implantados no veículo de teste ao mercado.

Enquanto isso, o Google também está em um estágio avançado de testes no segmento de carros sem motorista e pretende levar a tecnologia aos consumidores em meados de 2020. O fundador da Tesla Motors, Elon Musk, também está por dentro da direção autônoma e disse que a empresa pretende levar a tecnologia aos seus veículos em breve.

Já a Apple ainda está mergulhada em rumores acerca de uma possível entrada no segmento de autocondução. Inclusive, um veículo misterioso da empresa foi flagrado pelas ruas dos Estados Unidos, colocando ainda mais lenha na fogueira.

Via Delphi

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.