Carro dobrável criado na Coreia do Sul economiza espaço na hora de estacionar

Por Redação | 15.08.2013 às 10:00
photo_camera EFE

Além dos congestionamentos, as grandes cidades também enfrentam problemas com a falta de espaço para estacionar carros. Um grupo de pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul desenvolveu o protótipo de um veículo elétrico dobrável, que ocupa menos espaço na hora de estacionar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O carro, intitulado Armadillo-T, que em espanhol significa tatu, possui 2,8 metros de comprimento, pesa 500 quilos e é capaz de ter seu tamanho reduzido para 1,65 metro, já que a sua parte traseira desliza para frente, dobrando as duas portas na vertical. O Armadillo-T é equipado com quatro motores independentes em cada uma de suas rodas, e é capaz de atingir velocidade máxima de 60 quilômetros por hora. O veículo conta ainda com uma bateria de 13,6 KWh, que dá autonomia de até 100 quilômetros com apenas uma carga.

Armadillo-T

Reprodução: EFE

Os pesquisadores demonstraram a capacidade de "encolher" do Armadillo-T, colocando-o ao lado do menor carro já produzido no mercado sul-coreano, o Dcha. Ao dobrar-se, o novo carro ocupou a metade do espaço do Dcha na vaga.