CES 2013: Ford lança plataforma de código aberto para desenvolvedores de apps

Por Redação | 08.01.2013 às 16:07 - atualizado em 08.01.2013 às 19:17

Mais uma novidade bem interessante relacionada ao mercado automotivo foi divulgada na Consumer Eletronic Show (CES 2013), em Las Vegas. A Ford anunciou o lançamento de sua plataforma de código aberto para que desenvolvedores criem aplicativos para os sistemas nativos de seus carros.

A ideia do 'Ford Developer Program' é oferecer aos desenvolvedores interessados as ferramentas necessárias para desenvolver softwares e serviços, principalmente ligados ao comando de voz, permitindo assim a criação de um ecossistema de desenvolvimento global que vai ajudar a impulsionar a inovação no setor.

A companhia explica que a plataforma, chamada OpenXC, foi projetada para atrair desenvolvedores experientes com seus próprios projetos para veículos Ford, com ou sem SYNC (avançado sistema multimídia). Já o conjunto de APIs que fornece a capacidade para os desenvolvedores criarem aplicativos móveis para os ocupantes do veículo é chamado de SYNC AppLink.

"Nosso foco é melhorar a experiência de direção ao minimizar as distrações causadas pelo uso de smartphones ao volante", explica Julius Marchwicki, gerente global de produto para o Ford SYNC, em nota.

Ele também diz que a companhia vai trabalhar junto com os desenvolvedores para garantir um equilíbrio responsável entre os hábitos de utilização de uma aplicação móvel e a responsabilidade de operar um veículo, já que muitas vezes os motoristas querem usar seus aplicativos enquanto estão no volante.

Antes de ser liberado para todos os desenvolvedores, o programa passou por algumas fases de testes e foi aprovado, tanto que hoje possui mais de 36 aplicativos atualmente disponíveis em sua plataforma. Os desenvolvedores que tiverem interesse em acessar materiais mais específicos a respeito do processo de desenvolvimento na nova plataforma já podem se registrar no site da Ford.

Acompanhe a CES

O Canaltech está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que vai de terça (8) até sexta-feira (11). A feira deverá receber 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!