As interfaces dos video games, agora no seu carro

Por Redação | 21 de Julho de 2014 às 09h30
photo_camera Divulgação

Quem jogou qualquer game recente de corrida já está acostumado com as linhas de percurso, que indicam o melhor caminho a seguir pelas pistas, e também a interface de usuário “flutuante”, que mostra informações como velocidade, marcha e tempo de volta. É exatamente isso que a Jaguar quer transformar em realidade com seu conceito de para-brisas virtual.

A visão da empresa para os futuros carros da marca deixa o processo de direção ainda mais parecido com o dos video games. Por meio do GPS e de um estudo de traçados, o veículo seria capaz de exibir os melhores pontos de frenagem de acordo com a velocidade do veículo e também a rota a seguir na própria estrada, por meio de um traçado virtual que seria exibido no vidro durante todo o tempo.

A Jaguar também criou um sistema que interliga proprietários de outros carros da marca e permite que eles disputem pelo melhor tempo, o que inclui “ghosts" – veículos fantasmas que indicam o trajeto seguido pelos adversários – e cones virtuais para educar os motoristas sobre o melhor caminho a seguir na pista.

A ideia, no dia a dia, seria reduzir ainda mais as causas de distração ao volante. Muito se fala sobre o uso de celulares no volante, mas uma olhadinha no painel do veículo para checar coisas como velocidade ou gasolina restante também implica em microssegundos sem visão da pista e podem também resultar em acidentes. Assim, ter tais informações no para-brisas seria não apenas uma forma de gamificar a direção, mas também de aumentar a segurança no trânsito.

Trata-se de um conceito, claro, que ainda não tem nenhuma data para ser colocado em prática. Mas é a exibição de um futuro interessante para quem gosta de velocidade e carros de luxo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.