Airbus planeja viagens com aviões semi-autônomos até 2050

Por Redação | 19 de Setembro de 2012 às 07h25
photo_camera Extreme Tech

A Airbus, uma das maiores produtoras de aviões comerciais do mundo, anunciou que tem planos para construir aviões semi-autônomos até 2050, que serão capazes de voar em uma formação parecida com a dos pássaros, economizar combustível e reduzir acidentes. As informações são do site Extreme Tech.

"Nossos engenheiros são continuamente motivados a pensar muito e chegar a ideias novas que irão ajudar a nossa indústria a cumprir suas metas até 2050", afirmou Charles Champion, engenheiro chefe da Airbus. "Estas e outras metas ambientais só serão atingidas com uma combinação de investimento em design inteligente de aeronaves e otimização do ambiente onde a aeronave opera".

Atualmente, os aviões voam a até uma distância aproximada de 300 metros uns dos outros, porém, com o uso de aeronaves computadorizadas, essa distância poderá ser reduzida. Além disso, o sistema operacional computadorizado do avião será capaz de monitorar constantemente as condições do clima e de temperatura e ajustar as rotas de voo da melhor forma possível.

A companhia de aviação afirmou que esses novos mecanismos não visam substituir o papel do piloto na avião civil, mas sim, tornar os voos mais seguros evitando falhas humanas. A capacidade de voar muito próximo do outro avião exige precisão e, por isso, o piloto deverá continuar no comando da aeronave.

O novo sistema também reduz a resistência do ar, já que os aviões irão voar em uma formação em 'V' como as aves, fazendo com que os voos tenham seu tempo reduzido. Além disso, toneladas de combustível serão economizadas nesse processo.

Com a redução do consumo de combustível, bilhões de dólares serão economizados anualmente, e espera-se que com isso, o preço das passagens também apresente redução. Não é só: estima-se ainda que mais de 28 milhões de toneladas de gás carbônico deixem de ser emitidas na nossa atmosfera por ano.

A Airbus possui outros conceitos como, por exemplo, um veículo terrestre super rápido capaz de ajudar na decolagem de aeronaves nas pistas dos aeroportos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.