Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vai prestar o Enem? Cartões com locais de prova já estão disponíveis online

Por| 16 de Outubro de 2019 às 14h10

Link copiado!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já estão disponíveis para consulta, download e impressão os cartões com os locais de prova do Enem 2019, o Exame Nacional do Ensino Médio. Requisito indispensável para ingresso em universidades, o teste será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro de 2019 em todo o Brasil, com os estudantes que fizeram a inscrição já podendo conferir onde deverão comparecer.

Além de um aplicativo para iOS e Android, as informações também estão disponíveis no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Por meio de um sistema de chat automático, o estudante inscrito pode passar seus dados e tem acesso aos detalhes do cadastro, com direito ao cartão com o local de aplicação da prova e também declarações de participação.

A recomendação do instituto é que os participantes imprimam os documentos e levem os dois ao local do exame nas datas corretas, principalmente naqueles casos em que o estudante precisar de licença do trabalho para comparecer à prova. De acordo com a organização do Enem, comprovantes de comparecimento não serão concedidos no dia, enquanto as declarações de presença correspondentes à segunda etapa, do dia 10 de novembro, estarão disponíveis em 04/11 apenas para aqueles que participarem da primeira fase.

Após acessar o serviço e inserir a senha cadastrada no momento da inscrição, o estudante terá acesso ao endereço de aplicação da prova e o número da sala onde ela será aplicada. Além disso, constam no cartão informações como a língua estrangeira escolhida e outras solicitações como atendimento específico ou recursos de acessibilidade necessários, caso tenham sido requisitados.

Continua após a publicidade

A recomendação do diretor de gestão e planejamento do Inep, Murillo Gameiro, é que os participantes se programem e façam o trajeto até o local da prova dias antes do Enem, como forma de conhecer o caminho até lá, o tempo de deslocamento e se antecipar a eventuais imprevistos. Além disso, na data do exame, o ideal é chegar com antecedência, devido ao trânsito intenso nos arredores e eventuais complicações que possam acontecer.

Nos dias 3 e 10 de novembro, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia, no horário de Brasília, e fechados às 13h. O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios do Brasil, com cerca de 5,1 milhões de estudantes participando. As notas são requisito para inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, bem como em programas de auxílio estudantil como ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Faculdades particulares também utilizam a informação para entrada de calouros ou atribuição de pontos extras no vestibular.

Fonte: Agência Brasil