Profissionais de TI com perfil estratégico e adaptativo estão em alta

Por Redação | 19 de Novembro de 2015 às 11h35

Os executivos que atuam no setor de tecnologia da informação terão um ano difícil pela frente em 2016, já que terão que propor iniciativas que impactem de maneira positiva nos resultados financeiros das companhias. Apesar das dificuldades, a demanda por profissionais com características estratégicas irá aumentar assim como a sua valorização.

O novo cenário para o próximo ano resultará na saída de profissionais introvertidos, que cederão lugar àqueles que possuem facilidade de circulação e adaptação entre as áreas, de acordo com a edição 2016 do Guia Salarial da Robert Half. Além disso, os profissionais da área precisarão entender os problemas da empresa de maneira ampla e apresentar soluções para um melhor resultado.

"Dentro deste contexto, segue valorizado o analista de negócios, capaz de se comunicar na linguagem do usuário e de TI, sendo o elo entre as linhas de negócio e os desenvolvedores", argumenta Fábio Saad, gerente sênior da Robert Half. "Grande parte das empresas está dando os primeiros passos na estruturação de uma estratégia eficaz que seja capaz de lidar com a grande quantidade de dados disponíveis e questões relacionadas à segurança dessas informações".

De acordo com o guia, as oportunidades de trabalho no segmento de tecnologia da informação estarão mais concentradas nas empresas de médio porte, com cargos de gerente de tecnologia, analista de infraestrutura, analista de negócios e consultor funcional ERP. O cargo mais valorizado, de acordo com o guia, é o de gerente de sistemas em empresas de grande porte, com previsão de incremento de 8,3% para 2016 e variação entre R$ 14 mil e R$ 25 mil.

Quanto ao processo de formalização e qualificação da mão de obra, ela deve permanecer contínua, assim como visto em 2015. As empresas têm optado por internalizar profissionais ou trabalhar somente com terceirizados ou temporários que operam no regime CLT a fim de atender às exigências da legislação. O perfil profissional valorizado pelas empresas inclui fluência no inglês, interatividade, bom relacionamento interpessoal, certificações em linguagens de programação e bacharelado em Ciências da Computação ou Tecnologia.

Fonte: Guia Salarial 2016

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.