O sucesso, muitas vezes, é invisível

Por Fernando D´Angelo | 08 de Dezembro de 2017 às 11h00

Recentemente tive a oportunidade de entrevistar Vinicius Ferreira, Gerente Sênior de Produtos da HERE Technologies no Brasil, e tive uma lição sobre negócios e estratégia corporativa. Compartilho neste artigo os pontos que mais me surpreenderam:

O tamanho da copa da árvore é bem menor que o tamanho da raíz

Quando iniciei a conversa com o Vinicius, imaginava que a HERE Technologies era uma empresa de tecnologia de mapas offline embarcada em automóveis e que havia sido comprada por um consórcio de empresas alemãs (Audi, BMW e Daimler) que passariam a utilizar o HERE dentro dos veículos da marca. Fora isso, sabia também da existência do App HERE WeGo, um concorrente direto do Google Maps e do Waze. E, nesta ótica, o mercado e a expansão da HERE Technologies me parecia realmente pequena e limitada. Eu estava enxergando apenas a parte visível da empresa.

Não... o Google Maps e Waze não são concorrentes diretos

A HERE Technologies possui uma série de serviços B2B que são a essência da empresa. O App HERE WeGo (que, aliás é ótimo para quem quer um app de mapas offline) é apenas um dos produtos da HERE Technologies, e esse App sofre a concorrência do Google Maps e do Waze. Mas esse produto corresponde a uma pequena parcela das soluções oferecidas pela empresa, que vão muito além de uma solução de GPS para meios de transporte.

Oportunidades que ninguém vê

A maioria das soluções ofertadas pela HERE Technologies são B2B e invisíveis a nós, consumidores finais. A HERE fornece soluções de logística para grandes varejistas, mapas para empresas que não querem/podem utilizar plataforma GOOGLE (ex: players chineses), sistemas de navegação pra Drones, mapas e dados georreferenciados para Wearables, tecnologia embarcada para empresas automotivas, base de mapas para uma série de setores que utilizam informações georreferenciadas e módulos vinculados a sistemas de direção autônoma entre inúmeras outras. Em verdade, a HERE Technologies é um gigante invisível com 8.800 funcionários espalhados em 56 países pelo mundo.

Do mapa aos dados, dos dados ao conhecimento

A HERE Technologies nasceu dos antigos sistemas de mapas NAVITEQ, ou seja, tem mais de 30 anos de existência. Na época, a essência da empresa era manter mapas atualizados para disponibilizar a parceiros em soluções de mercado. Com o tempo, passou a fornecer serviços básicos em cima desses mapas (ex: GPS, roteirização, listagem de pontos de interesse, etc). Atualmente, fornece uma série de soluções complexas que agregam valor a seus clientes, tais como soluções de logística, análises temporais (baseadas em históricos georreferenciados), etc. Ou seja, os mapas hoje são apenas uma base georreferenciada, e a HERE Technologies fornece uma grande quantidade de serviços que rodam em cima desses mapas.

Desafios futuros

A HERE Technologies acredita que pode ampliar ainda mais sua presença de mercado abrindo suas soluções para que outras empresas as utilizem como base para serviços especialistas georreferenciados. E por isso está lançando uma plataforma de serviços próprios e um marketplace que permite a seus parceiros fornecerem para o mercado serviços especialistas baseados nessa plataforma. Isso significa que uma empresa poderá consumir um serviço da HERE, acoplar dados e inteligência relativos a um tema específico, e comercializar/disponibilizar este módulo diretamente pela plataforma da própria HERE.

Assim como a HERE, essa evolução para plataforma tecnológica está acontecendo em muitos setores, gerando oportunidades que até o momento estão sendo sub exploradas. Que tal aproveitar esse momento e repensar o seu negócio?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.