Publicidade

Faltam profissionais com habilidades digitais no mercado, conclui estudo

Por| 31 de Outubro de 2017 às 14h27

Link copiado!

Faltam profissionais com habilidades digitais no mercado, conclui estudo
Faltam profissionais com habilidades digitais no mercado, conclui estudo

Um estudo realizado em parceria entre o LinkedIn e a Capgemini, um dos líderes globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, mostrou que há falta de profissionais com habilidades digitais no mercado. O dado é preocupante visto que a tecnologia hoje é parte fundamental na grande maioria de negócios e a tendência é a de ocupar ainda mais espaço futuramente.

Segundo o estudo, que consultou 753 profissionais e 501 executivos, 54% das empresas acreditam que a dificuldade em encontrar pessoas que possuam habilidades digitais dificulta os planos das empresas para transformação digital, fazendo as companhias perderem vantagens competitivas.

A oferta está abaixo da demanda sobretudo em indústrias, varejo e bancos. Das empresas consultadas, 59% acreditam que faltam até mesmo profissionais que dominem habilidades digitais básicas. Contudo, para mais de 60% dos executivos as maiores necessidades são para profissionais que tenham habilidades específicas e avançadas, principalmente em relação a cibersegurança e computação em nuvem.

A resposta para preencher essa lacuna pode estar nas próprias empresas, uma vez que 29% dos funcionários questionados disseram que os treinamentos ofertados são ineficientes. E cerca de 60% deles afirmaram investir seu próprio tempo e dinheiro para a realização de cursos de especialização digital. A pesquisa ainda revela que 55% dos profissionais mudariam para outra empresa que oferecesse melhores condições de treinamento digital, se observassem que estivessem estagnados no atual emprego.

Continua após a publicidade

A pesquisa, denominada “The Digital Talent Gap – Are Companies Doing Enough?” (A escassez do talento digital - As empresas estão fazendo o suficiente?, em tradução livre), foi realizada nove países (França, Alemanha, Índia, Itália, Espanha, Países Baixos, Suécia, Reino Unido, Estados Unidos), com executivos de grandes companhias com receita acima de US$ 500 milhões e mais do que mil colaboradores.

Fonte: iPNewsMeio e MensagemCapgemini