Especialista dá dicas sobre como as mídias sociais podem ajudar a sua carreira

Por Redação

As redes sociais ajudaram a complementar a revolução que a tecnologia e a informática trouxeram para a comunicação. Os espaços virtuais em que compartilhamos as nossas vidas, porém, têm potencial para ser muito mais do que apenas o lugar em que postamos fotos e pensamentos cotidianos: eles podem funcionar como uma excelente vitrine para ajudar a alavancar a sua vida profissional.

Quem defende a ideia é a redatora publicitária Caroline Zelonka, que escreveu sobre o tema ao responder um questionamento a respeito de como as mídias sociais podem ajudar as pessoas a avançarem em suas carreiras. Para a profissional, a redação publicitária, por exemplo, é uma área que demanda “observações espirituosas e divertidas” sobre assuntos aleatórios, além de pensamento conciso, objetividade e por aí vai. E isso também funciona nas redes sociais. “As mídias sociais são um exemplo perfeito de todas essas coisas”, defende a publicitária.

“A redação freelancer é a minha principal fonte de renda, então eu estou constantemente procurando pelo próximo tema de um projeto ou apresentação. Meu Facebook, e, por extensão, o meu Twitter, funciona em parte como uma propaganda das minhas habilidades”, escreve Zelonka.

Estabelecendo conexões

Independentemente da sua área de atuação profissional, ter uma boa rede de contatos é algo sempre capaz de impulsionar a sua carreira. Não estamos falando aqui sobre não ter habilidades e ser amigo de pessoas que podem colocar você em cargos privilegiados dentro de uma empresa, mas justamente o contrário: ter o conhecimento necessário para poder se candidatar a uma vaga que chega até você por meio de seus contatos — e Zelonka aposta nesse método.

“Para qualquer pessoa no mesmo ramo do que eu e que deseja otimizar o valor das mídias sociais, eu sugeriria fazer amizade com a maior quantidade possível de pessoas da indústria e fazer as suas melhores postagens publicamente a fim de alcançar a maior audiência possível”, comenta.

Autopromoção

Vai iniciar um novo projeto? Foi premiado por algo que fez? Conte para o mundo! As redes sociais podem servir como um megafone que fará a sua voz chegar um pouco mais longe, então saber utilizá-las para isso é essencial. Algumas coisas não precisam entrar no seu currículo, mas cabem tranquilamente na sua timeline do Facebook.

“Você também pode utilizar as mídias sociais para publicar novos projetos ou anunciar prêmios recebidos e conquistas realizadas”, comenta Zelonka. “No último ano, eu fiz um anúncio para a Boeing e recebi um cumprimento do seu presidente, o qual me rendeu centenas de curtidas. Esse não é o tipo de coisa que você coloca em seu currículo, mas é perfeito para as mídias sociais”, conclui.

Fonte: Forbes

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.