Empresário dá 5 dicas para alavancar uma carreira estagnada

Por Redação

Se você sente que sua carreira não sai do lugar e não vê muitas saídas para o seu futuro profissional, fique atento ao que diz John White, fundador da CMO — empresa especializada em soluções de marketing. O empresário contou um pouco sobre a sua história profissional e listou cinco dicas de ouro que o fizeram sair da estagnação e dar um outro rumo à sua carreira.

White, que já havia passado por outras empresas, estava trabalhando em um call center e percebeu que sua vida profissional estava resumida a um cubículo, vendo a vida passar dia após dia. Até que em um determinado momento ele percebeu que estava trabalhando em um lugar com ainda menos perspectiva de futuro do que o emprego anterior. “Aquela não foi a primeira vez em que eu larguei um emprego para ir a outra companhia em busca de uma grama mais verde, somente para acabar sendo pior do que era antes”, disse o atual executivo, que estava deprimido e infeliz com o rumo que sua vida profissional havia tomado.

Decidido a não somente trocar de empresa mais uma vez, White conseguiu dar uma reviravolta em sua vida profissional e, com bastante esforço e dedicação, fundou a CMO. O empresário então elaborou os seguintes tópicos como conselho para qualquer profissional que está infeliz com a sua situação profissional:

1. Tome as rédeas

sucesso na carreira

“Até aquele momento, eu culpava fatores externos para as infelicidades da minha carreira”, disse White, que costumava culpar a má administração da empresa onde trabalhava, políticas com as quais não concordava, prazos insuficientes etc.

De acordo com o executivo, a partir do momento em que você coloca a responsabilidade pelo seu desenvolvimento profissional em outras pessoas, sua carreira não sairá do lugar. A dica aqui é fazer uma auto análise sincera, procurando reconhecer (e mudar) as coisas que precisa aprimorar em si para retomar as rédeas de sua vida profissional.

2. Não tenha medo de arriscar

sucesso na carreira

Muitos profissionais acabam optando pelo caminho mais seguro, com medo de sair de sua zona de conforto e enfrentar desafios. Pois é justamente quando sua carreira está parada sem perspectiva de melhorias que é preciso ousar.

O primeiro passo que White deu em seu processo de reconstrução profissional foi criar um blog no LinkedIn, que inicialmente só contava com alguns colegas como leitores. Ele contou que, depois de algumas postagens, seu blog viralizou na rede social e recebeu mais de um milhão de page views. A partir daí, White passou a oferecer os seus serviços como redator, o que o levou a abrir a companhia que hoje lidera.

3. Continue os estudos

sucesso na carreira

Engana-se quem pensa que basta obter uma graduação para ter seu lugar garantido no mercado de trabalho. Dependendo da sua área de atuação, uma graduação formal nem é exigida, contando mais as habilidades e experiências do profissional. Já em outras, é preciso se graduar, pós graduar e passar por cursos periódicos de extensão.

Esse foi o caso de White, que fez um MBA aos 39 anos quando entendeu que precisava adquirir novos conhecimentos para poder alavancar sua carreira de uma vez por todas. Mas esse foi o caso específico do empresário e pode não ser o seu. Nos dias de hoje, temos ao nosso alcance uma infinidade de cursos pela internet nas mais diversas áreas, desde cursos técnicos a cursos livres, seminários virtuais, curso de línguas… Basta escolher quais serão mais úteis de acordo com seus planos e se matricular!

4. Seja empreendedor

sucesso na carreira

Mesmo sem abandonar o seu trabalho principal, se deseja tomar um novo rumo em sua carreira, é possível empreender em um negócio próprio paralelamente — e essa pode ser uma ótima maneira de crescer profissionalmente contando com a segurança de um salário fixo no estágio inicial da nova empreitada.

Dependendo da sua disponibilidade, é possível reunir seus conhecimentos e expertise para oferecer serviços de consultoria, por exemplo. Com isso, novos contatos profissionais surgirão e portas acabarão se abrindo, além de funcionar como uma segunda fonte de renda, o que é sempre bem vindo.

White diz que, atualmente, trabalha em duas startups: a CMO e a beBee, uma rede de contatos profissionais baseada em interesses pessoais que já conta com mais de 11 milhões de usuários.

5. Socialize

sucesso na carreira

Não somente nos negócios como nos demais âmbitos da vida, oportunidades surgem a partir de conexões que fazemos. Então, se você é do tipo que não mantém muito contato com as pessoas, precisará dar um jeito nessa sua característica e socializar um pouco mais — tudo pelo bem da sua carreira.

White diz que a partir do momento em que começou a produzir conteúdos interessantes em seu blog, as pessoas começaram a entrar em contato com ele, sendo que até então ele estava habituado a procurar os outros quando precisava. Ou seja, mesmo sem querer, ele conseguiu fazer com que as pessoas tivessem mais interesse em sua pessoa, o que aumentou seu poder de socialização.

“Apesar da jornada da minha carreira ainda estar longe de estar completada, eu agora sinto meu trabalho ser apreciado, significativo e cumprido. Eu parei de culpar fatores externos e parei de alternar entre trabalhos quando as coisas não davam certo. Eu finalmente percebi que quando o assunto é a minha carreira, a grama é mais verde conforme eu a faço”, concluiu o atual empresário bem sucedido.

Fonte: Inc

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.