Conheça dois dos setores mais 'quentes' de qualquer empresa inovadora

Por Redação | 06.06.2016 às 19:40

Quando se pensa em setores de trabalho essenciais e ousados, raramente vem à mente as áreas de Recursos Humanos (RH) e Tecnologia da Informação (TI), que muitas vezes são considerados entediantes e antiquados. Porém, em um mundo de constantes mudanças de mercado e modelos de negócios, o que se tem percebido é que essas são, atualmente, dois dos setores mais "quentes" dentro das organizações.

Recursos Humanos

No senso comum, o RH é conhecido como o lugar em que se vai para passar por processos seletivos, para ser contratado ou ainda para ser demitido — ou seja, em situações que envolvem ansiedade e insegurança. O fato é que as coisas estão longe de ser assim.

Em empresas modernas, o profissional de RH está no centro de tudo. Responsável por encontrar formas de melhorar a cultura organizacional e melhorar as experiências dos colaboradores, o profissional da área tem se concentrado em trabalhos que envolvem grande criatividade.

Hoje em dia, o RH pode ser a verdadeira força motriz dentro de um escritório, desenvolvendo novas iniciativas para promover a mudança da cultura empresarial. Para além de lidar com as burocracias do cotidiano, o setor de Recursos Humanos tem potencial para repensar e reformular como uma empresa opera em um nível bastante profundo.

São esses os profissionais responsáveis por proporcionar qualidade de vida dentro do trabalho, tornando o ambiente favorável para todos os colaboradores da organização, e para isso são capazes de mobilizar grandes mudanças dentro da empresa, visando a felicidade e o engajamento dos funcionários com o seu trabalho.

Tecnologia da Informação

Anteriormente conhecido como o departamento acionado para resolver problemas com os computadores, hoje os profissionais de TI têm extrema importância dentro das empresas, atuando diretamente no crescimento e na organização das companhias para as quais trabalham.

O papel da Tecnologia da Informação dentro de organizações inovadoras foi completamente reinventado nos últimos tempos. Ao invés de simplesmente manter o status quo, o departamento tem sido responsável por toda a evolução tecnológica, tendo o poder de afetar o resultado dos negócios.

No momento, o foco dos profissionais de TI é bastante orientado à estratégia, contando com um verdadeiro arsenal de ferramentas que visam conectar e capacitar todos os colaboradores de uma empresa. Com os seus recursos, é possível identificar e desenvolver métodos para a otimização dos negócios, criando, administrando e mantendo toda a gestão da informação e, consequentemente, dos resultados empresariais.

Diante das demandas por melhores resultados, tanto o setor de RH quanto o de TI aparecem como pontos de força imprescindíveis dentro das organizações, sendo frequentemente os responsáveis por criar e implementar novos planos de ação. Desta forma, esses profissionais podem influenciar todo o sistema empresarial, a partir de seu grande impacto sobre o futuro da companhia. Como não considerar essas duas áreas realmente "quentes"?

Fonte: INC