Como desenvolver uma carreira internacional na área de TI?

Por Marco Santos | 20 de Abril de 2021 às 10h00
Unsplash / Sergey Zolkin

Não é segredo para ninguém que a área de TI é uma das que mais crescem — e consequentemente é a que mais oferece oportunidades de emprego. Ao analisar o relatório setorial 2020 da Brasscom, é possível notar a alta demanda do setor, que sinaliza a previsão de mais 70 mil vagas por ano até 2024. Isso, considerando o contexto nacional. Quando falamos da expansão ao redor do mundo, é possível notar o quanto a transformação digital cresce e a busca por profissionais capacitados também.

Aprender um novo idioma é essencial, por isso deve ser um dos primeiros passos de quem quer romper fronteiras. É importante se atentar a quais idiomas são aplicados na sua área. Na tecnologia, o inglês é muito utilizado, por exemplo. Mas você não precisa se ater apenas a ele, quanto mais idiomas, melhor. Outro ponto importante, é aplicar essa língua ao seu cotidiano profissional. Você precisa saber quais são as gírias e termos da sua área no idioma escolhido.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ao planejar uma carreira internacional, também é importante entender o cenário do país em que você deseja atuar. Veja quais são as principais tecnologias desenvolvidas ali e identifique as especializações mais buscadas naquele mercado. Assim, você poderá se aperfeiçoar profissionalmente de acordo com o contexto identificado. 

Quem quer ter uma carreira internacional pode e deve iniciar dentro do seu país. Só assim você desenvolverá a experiência e a aptidão necessárias. Uma ponte que pode ajudar, e muito, nesse projeto, são as empresas que oferecem a possibilidade de carreira internacional. Como é o caso da GFT Brasil. Quem inicia na unidade brasileira, após um ano de atuação, pode se candidatar a outras vagas do grupo ao redor do mundo. Muitos colaboradores tiveram essa oportunidade, e hoje atuam no Canadá, Estados Unidos, Itália ou até mesmo na Alemanha. 

As oportunidades no universo do TI são ilimitadas. Principalmente para quem quer desenvolver uma carreira exponencial e romper fronteiras. Claro, é preciso planejamento e dedicação. Mas este é um sonho mais que possível. 

*Artigo produzido por colunista com exclusividade ao Canaltech. O texto pode conter opiniões e análises que não necessariamente refletem a visão do Canaltech sobre o assunto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.