Como dar um upgrade na sua marca utilizando as mídias sociais

Por Redação | 31.07.2016 às 16:00

Nos últimos anos as mídias sociais têm ganhado bastante importância no meio profissional, servindo muitas vezes como fontes de informações para recrutadores e meio de divulgação de portfólios para os profissionais. Visto que os conselhos básicos como tomar cuidado com as fotos que publica ou as páginas que seguem já são um senso comum, preparamos algumas dicas menos óbvias para ajudar a sua carreira decolar.

1- Esteja sempre antenado

Caroline Zelonka, redatora do site Forbes, diz que as redes sociais funcionam como um vitrine para os mais variados assuntos como cultura pop, modismos, memes, artes, música e etc. Mas as postagens publicadas não servem apenas para ganhar likes (ou qualquer outra carinha de expressão do Facebook) ou serem retweetadas aleatoriamente, mas sim para destacar seu nome ou a sua marca profissional. Por isso, quem trabalha com esses meios de comunicação precisa estar sempre antenado a eventos, shows, fatos e projetos importantes e até brincadeiras para se aproveitar do momento aparecer na mídia.

2- Valorize os seus contatos e expanda o círculo de amizades

contatos redes sociais

Outra dica para quem domina essa área e está tentando otimizar o valor da sua marca, é aumentar o máximo possível o círculo de amizades no mercado do seu negócio, para que as suas postagens atinja o maior público interessado possível. O número de amigos em si não significa muita coisa, o importante é a qualidade das amizades, um networking relevante faz bastante diferença na expansão da sua imagem.

3- Divulgue e valorize suas conquistas

social media

As redes sociais também podem ser utilizadas para divulgar novos projetos , anunciar prêmios ou qualquer outro reconhecimento do seu negócio. São coisas que talvez não possam ser colocadas no seu currículo, mas são perfeitas para as mídias sociais. Perceba que existe um diferença entre se gabar e divulgar. Essa etapa é um pouco delicada e envolve bom senso e sensibilidade para selecionar o material que será exibido.

Mas isso funciona mesmo ? "Pode apostar que sim", diz Zelonka. Dependendo da quantidade e da qualidade das postagens, é possível obter um bom fluxo de acessos tanto de profissionais da área quanto de outras pessoas que acabam se interessando pelo negócio. E o resultado pode ir além disso, sendo, às vezes, melhor que o próprio LinkedIn, sistema no formato de rede social voltada especificamente para divulgação de perfis de trabalho.

Via: Forbes