A importância da atualização em Tecnologia

Por Boris Kuszka | 16 de Maio de 2016 às 23h13

Um dilema comum enfrentado por novos profissionais da área de Tecnologia, ao se depararem naquelas temidas entrevistas de emprego, é a respeito de sua experiência e conhecimento prático. Num mercado que passa por uma série de mudanças a todo momento, exige-se que este profissional se reinvente sempre.

Muitos são autodidatas e as comunidades globais ajudam muito para a troca de conhecimentos. Um excelente exemplo é o OpenStack, plataforma open source de infraestrutura de cloud (IaaS - infraestrutura como serviço) tanto para nuvens públicas como privadas, sendo tendência e padrão nos dias de hoje. As empresas líderes do mercado de TI fazem parte deste consórcio global de desenvolvimento através da contribuição pública, que nasceu de uma necessidade da NASA que, junto com a Rackspace, criou o projeto em 2010. Dois anos depois teve seu código fonte aberto à comunidade open source e assim foi criada a comunidade OpenStack. Dessa forma, a evolução ganhou velocidade, funcionalidade, compatibilidade e criatividade: mais de 500 empresas fazem parte dessa comunidade hoje em dia, gerando uma nova versão a cada 6 meses, sendo considerada a plataforma de cloud de maior evolução atualmente.

Além da troca de informações na rede, as reconhecidas certificações também são muito apreciadas pelas multinacionais. Essas certificações são específicas e muitas delas comprovam efetivamente a competência deste profissional. Marcell Honegger, Education Business Development Manager da Red Hat, explica que conquistar um reconhecimento como este é motivo de orgulho para o profissional. “Quem compra um treinamento da Red Hat, muitas vezes está interessado na certificação que é muito valorizada pelo mercado, pois não terceirizamos este processo. A prova é 100% prática, o que é um grande diferencial, deixando claro se quem a está realizando realmente é fluente naquela tecnologia”, detalha.

Para valorizar a conquista, o nome da pessoa que conquistou a certificação é divulgado em nosso site com o seu número de certificado, possibilitando a criação de um Link do Curriculum da pessoa para comprovação da conquista, além, é claro, de qualquer empresa no mundo poder buscar este profissional gabaritado naquela região/cidade. A certificação mais difícil que temos na empresa, a RHCA – Red Hat Certified Architect, possui menos de 100 pessoas qualificadas na América Latina. Para se tornar um(a) RHCA de Plataforma é necessário passar em 7 das 15 provas existentes de certificação, ou o RHCA de Jboss que são 5 de 8 testes existentes. Não é simples.

Estas certificações são tão valorizadas que até o crachá de eventos deste profissional é diferenciado: junto ao seu nome existem abas com cada nível alcançado. Tanto a Red Hat quanto o profissional possuem orgulho de suas conquistas e tem prazer de mostrá-los.

Aqui uma dica para estudantes de TI: participem das comunidades, treinamentos e testes. O mercado exige que o profissional esteja atualizado. O seu diferencial é o conhecimento que adquiriu nestes anos. Se quiser avaliar seu nível de proficiência, disponibilizamos uma ferramenta gratuita para que conheça o seu nível técnico e o gap de conhecimento para se preparar para a próxima prova de certificação.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.