TI como ferramenta para aumento da produtividade nas corporações

Por Carla Milovanov | 15 de Julho de 2013 às 12h55

Estamos cada vez mais conectados às facilidades que a internet trouxe para o mundo moderno. Quem consegue hoje se imaginar acordando, tomando café e saindo de casa para trabalhar, como fazíamos há alguns anos, sem sequer dar uma olhadinha no telefone para ver se chegou algum email, ou então checar se tem trânsito pela cidade, e mesmo no elevador dar aquela passada rápida pelo Facebook? Impossível.

Bem, eu assumo que não consigo deixar de lado todos esses benefícios, e ao mesmo tempo me pergunto como nós, profissionais de TI, podemos aproveitar essa revolução tecnológica a nosso favor. Como conviver com tantas novidades que surgem diariamente sem deixarmos de ser produtivos, criando valor em nosso ambiente de trabalho para tornar nossas empresas mais atraentes para esta nova geração de profissionais "online".

Precisamos pensar em ações focadas nesse novo momento corporativo e de colaboradores cada vez mais conectados. Uma das principais saídas, provavelmente a ideal, é nos aliarmos a eles. É necessário pensar em ações e soluções que atraiam esse tipo de profissional, deixando de lado antigos controles, oferecendo facilidades que também o aproximem de sua vida fora da empresa.

Como diretora de tecnologia da informação da rede Accor na América Latina, percebi a importância de liberar os acessos às redes sociais para nossos colaboradores, o que trouxe um impacto muito positivo na produtividade e também proporcionou uma mudança organizacional, criando novos laços de amizade, comunicação e um clima muito positivo que aumentou a retenção da equipe em todo o grupo.

Além disso, também observamos a mudança de hábitos de trabalho nos últimos três anos com a disponibilização de dispositivos móveis, notebooks e VPN, número que passou de 17% para 54%. Essa inclusão permitiu maior flexibilidade de jornada de trabalho, aproveitamento e agilidade de retorno e tomadas de decisão.

Outro fator importante que é possível destacar nesse universo é a padronização, questão fundamental para quem quer chegar ao desempenho esperado. Operando com o mesmo padrão de hardware, imagem e sistema operacional é possível garantir eficiência na gestão de TI e proporcionar facilidades na mobilidade de profissionais entre unidades e setores.

Percebo também que nos últimos anos o suporte, tanto para o público interno como para o público final, é essencial para o sucesso de uma companhia. Por meio de ferramentas para captura de tela, ou retorno imediato da solicitação, por exemplo, é possível diminuir o tempo de espera e evitar incidentes e problemas desnecessários. Destaque também para o e-learning, um dos diferenciais que posso destacar na Accor. É por meio de treinamentos deste tipo, com nossos 221 hotéis na America Latina, que conseguimos acompanhar a formação e a evolução de nossos colaboradores, aumentando a qualidade e eficiência do ambiente de trabalho. Sei que todas essas soluções não bastam, mas é por meio de pequenas mudanças em nossas equipes e, principalmente, oferecendo sempre as melhores soluções em tecnologia, processos e mudanças de cultura que nós, profissionais de TI, também estamos incluídos nesse rápido processo de transformação do mundo corporativo.

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Carla Milovanov é diretora de tecnologia da informação da Accor na América Latina, responsável pelos 221 hotéis da rede na região

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