Saiba como será o escritório do futuro

Por Redação | 01.10.2012 às 19:43

A Citrix, empresa voltada para a tecnologia móvel e de nuvem, divulgou um estudo que mostra como será o ambiente de trabalho do futuro. Para fazer o relatório, 1.900 tomadores de decisão seniores de TI foram entrevistados em 19 países diferentes.

O "Citrix Workplace of the Future" mostrou que os novos escritórios terão espaço físico reduzido, poucas mesas, num ambiente colaborativo, com mobilidade e o uso do dispositivo pessoal (BYOD). Ao que tudo indica, em meados de 2020, os ambientes de trabalho passarão a oferecer apenas sete mesas para cada dez funcionários.

O ambiente de trabalho também deve inspirar a criatividade, ser inspirador e incentivar a colaboração entre os funcionários, permitindo também o trabalho a distância.

Ao invés de trabalhar confinado no escritório, os funcionários podem trabalhar em casa, nas instalações de clientes ou parceiros ou de qualquer outro lugar. Pessoas trabalhando em home office vão representar 64% dos trabalhadores.

O estilo móvel de trabalho é uma tendência global, e traz diversos benefícios para os funcionários e também para as empresas. Confira alguns deles:

  • Para as empresas, o workshifting – em que as pessoas passem a trabalhar em lugares e horários otimizados – cria um ambiente de trabalho mais flexível e ágil (73%), reduz custos com os funcionários (53%) e custos imobiliários (48%) e ajuda a atrair (47%) e reter (44%) grandes talentos;
  • Os funcionários se beneficiam do workshifting com mais flexibilidade (65%), maior produtividade pessoal (62%), menos tempo de deslocamento (61%), e um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal (55%), Essa abordagem também permite que o funcionário passe mais tempo com o cliente (48%);
  • A maioria das empresas (83%) devem usar iniciativas BYOD (traga seu próprio dispositivo) para administrar o número crescente de dispositivos que as pessoas usam para acessar a rede corporativa. Os funcionários geralmente devem escolher e comprar seus próprios dispositivos, com 76% das empresas reembolsando-os, parcial ou totalmente;
  • 80% das empresas que já implementaram o workshifting e o BYOD constataram benefícios financeiros diretos. 96% das empresas que aderiram aos estilos móveis de trabalho pretendem investir para reformular o local de trabalho e criar um ambiente mais inspirador, colaborativo e flexível, equipado com tecnologias de última geração.
  • As empresas pretendem reduzir o espaço dedicado ao local de trabalho em 7% dentro de apenas dois anos, e 16% até 2020. As empresas que implementaram o workshifting já contabilizam 15% menos mesas comparadas com as empresas que ainda não implementaram esse tipo de política, ajudando a reduzir o custo de espaço físico.