Quebrando paradigmas no desenvolvimento de software

Por Colaborador externo | 21 de Agosto de 2014 às 16h00

Por Danielli Andrade*

A melhor metodologia para desenvolver um software é construir o que o cliente necessita e valoriza, fazendo entregas rápidas e de qualidade. O excesso de formalidade pode limitar, ou mesmo engessar, o progresso do projeto, gerando atrasos nas entregas. Mas, por outro lado, o caos total, sem a utilização de processos, pode impedir que se alcancem os objetivos definidos.

Como acertar essa medida? A metodologia Scrum, uma das Metodologias Ágeis, é um conjunto de práticas que agilizam o desenvolvimento de softwares, permitindo uma maior adaptabilidade aos fatores externos e imprevisíveis. Ela permite criar produtos melhor adaptados à realidade do cliente de forma ágil com grandes benefícios para a equipe, incluindo usuários e desenvolvedores.

A versatilidade dessa metodologia é demonstrada pela sua aplicação, gerando comprometimento, motivação, colaboração,integração e, até mesmo, compartilhamento de conhecimentos, o que facilita em muito o gerenciamento e o sucesso do projeto.

Essa abordagem para desenvolvimento de software tem despertado grande interesse entre as organizações de todo o mundo. Estamos vivendo uma tendência para o desenvolvimento ágil de aplicações devido ao ritmo acelerado de mudanças na tecnologia da informação, pressões por constantes inovações, concorrência acirrada e grande dinamismo no ambiente de negócios.

Apesar de existir há algum tempo, apenas recentemente a expressão “Métodos Ágeis” vem se tornando mais popular no Brasil por usar uma abordagem simplificada.

No entanto, “ser simples” não pode ser confundido com falta de controle e anarquia. Na verdade, ser simples, ter agilidade, é fazer a diferença e, ao contrário do que parece, exige muita disciplina e organização. Dentro desse contexto, a agilidade e a organização se destacam.Buscando a rápida obtenção do ROI em um ambiente de negócio altamente competitivo, a implementação do Scrum em uma empresa de TI proporciona maior velocidade ao time to market do cliente e possui a habilidade de criar e responder a mudanças.

Vantagens de ser ágil

Compreender os valores da Metodologia Ágil quebra paradigmas e traz novas sugestões para a melhoria de métodos, processos e técnicas de desenvolvimento e gestão de projetos.

Dentro deste contexto, o uso da agilidade traz vantagens como:

  • Velocidade no time to market e nas entregas, possibilitando o rápido retorno sobre o investimento;
  • Aumento da produtividade, uma vez que o projeto é melhor gerenciado e, consequentemente, há maior e melhor integração e comprometimento da equipe;
  • Capacidade de gerenciamento de mudanças e priorização das atividades;
  • Simplificação dos processos de desenvolvimento e documentação, gerando um ganho de tempo e, novamente, velocidade nas entregas;
  • Aumento na qualidade do software, já que os riscos são minimizados por conta do planejamento e revisões constantes do projeto.

Parece fácil

Usar Scrum parece simples, não? Sim, é mais simples do que se possa imaginar. O grande desafio não é iniciar a utilização das boas práticas do Scrum, mas sim deixar o time pronto para as mudanças de paradigmas que a metodologia ágil traz.

Apesar da simplicidade do Scrum, é possível observar que seu domínio aplicado no dia a dia pode ser complexo pela mudança de paradigma, sobretudo devido a aspectos culturais e apego a processos enraizados em cada empresa.

Uma vez que o framework Scrum tenha sido entendido, aplicado e novamente entendido pela empresa ou pelos profissionais que participaram da execução de um projeto piloto, e que seus benefícios tenham sido vivenciados, a filosofia Ágil e o Scrum poderão ser espalhados na empresa, em seus diversos projetos.

*Danielli Andrade é Diretora da Fábrica de Software da Triad Systems.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.